Secretaria de Saúde de Patos faz balanço positivo de atendimentos de TFD

By | 19/12/2017 2:56 pm

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da Central de Marcação, Regulação, Controle e Avaliação, disponibiliza o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que vem atendendo a população desde o começo do ano (2017) no deslocamento de usuários do SUS para tratamento de saúde em unidades hospitalares fora de Patos. Antes o serviço era prestado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

 

O TFD tem como objetivo transportar aqueles usuários do SUS que, precisam de tratamento em especialidades que não são disponibilizas no município, como tratamentos de câncer, microcefalia, cirurgias diversas, dentre outras situações, precisam se deslocar para outros centros que atendem às suas necessidades, como Campina Grande e João Pessoa, capital do estado.

 

A Central de Marcação, que cuida da organização e relação de pacientes que necessitam do serviço, trabalha através do BPA (Boletim de Produção Ambulatorial), que faz a relação dos pacientes que precisarão do deslocamento e assim providenciar todo o aparato assistencial para aqueles pacientes.

 

O paciente que precisar do deslocamento, deve requerer na Central de Marcação, com sete dias de antecedência da data da consulta, munidos das xerox dos documentos pessoas CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS e do comprovante da marcação da consulta.

 

Devido as novas especialidades oferecidas à população, o serviço quase que triplicou em relação ao ano passado. Hoje, cerca de 600 pacientes ao mês são enviados para João Pessoa, 132 para Campina Grande e 7 crianças portadores de microcefalia que fazem tratamento fora do estado.

 

A Central de Regulação e Marcação, que cuida da administração do TFD, está localizada na Rua Galim Assis, S/N, Centro de Patos, próximo ao Colégio Cristo Rei, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. (IN -MN)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *