Por COORDECOM Quinta-Feira – 21 de Dezembro de 2017
A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Superintendência e Administração de Meio Ambiente (SUDEMA) e poder legislativo, finalizaram, nesta semana, a primeira etapa para a revitalização do Rio Espinharas.
Equipes dos órgãos de proteção ambiental além da pesquisa fizeram um inventário florestal a partir da coleta de dados das árvores para gerar um relatório com o registro das espécies de vegetação existente. Foram mais de 15 dias realizando os estudos para a partir dos dados colhidos, entregar o documento a SUDEMA para autorização do plano de corte das árvores exóticas, de acordo com a legislação específica para esses casos do Estado da Paraíba que permite a retirada dessas árvores, que no caso do Rio Espinharas estão invadindo o leito do rio.
O engenheiro florestal do município, Felipe Medeiros, disse que foi escolhido em reunião junto com a SOS Três Rios Patos, um trecho que vai servir como experimento na retirada das árvores, que vai da ponte da Alça Sudeste à ponte nova do Jatobá.
“Nós não sabemos como será a retirada das árvores, quais as dificuldades que iremos encontrar, o maquinário que vai está fazendo o trabalho. Então o próximo passo é digitar todos os dados colhidos em planilhas, gerar o relatório das espécies e dar entrada junto ao órgão ambiental para autorização da retirada das árvores, como também a recuperação da área”, afirmou. (TL)
http://patos.pb.gov.br/noticias/rio-espinharas-tem-a7882.html
VÃO TIRAR AS CONSTRUÇÕES QUE TEM DENTRO DO RIO???? NAO? HÁ NÃO MIM VENHA COM CHURUMELAS.