Desperdício de água continua sendo flagrado na cidade de Patos

By | 24/12/2017 3:21 pm

 

(Jozivan Antero – Patosonline.com)

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, por volta das 07h00, na Rua Maria José Romão, Bairro Novo Horizonte, em Patos, foi flagrada mais uma cena de possível desperdício de água tratada.

 

Uma senhora estava com mangueira na mão e regando plantas ornamentais como acontece quase todos os dias neste mesmo horário e local. A água escorre pela calçada enquanto a mulher, que pode ser empregada doméstica da residência, age como se fosse a maior normalidade.

 

A crise hídrica no sertão paraibano já levou ao colapso de mananciais como Jatobá e Barragem da Farinha. A Barragem da Capoeira também está em situação muito crítica e os dois maiores reservatórios do sertão, Coremas e Mãe D’água, seguem fornecendo água para atender a Adutora Coremas-Sabugi que abastece dezenas de cidades, incluindo Patos, porém com níveis baixíssimos de água.

 

A Companhia de Água de Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas) tem feito um rodízio de fornecimento de água na cidade de Patos e região, no entanto, a demanda crescente, baixo nível nos mananciais, vazamentos de canos da adutora, dentre outros problemas, tem levado a irregularidade no planejamento, pois ocorre que algumas localidades estão tendo interrupção maior que em outros.

 

O vereador Capitão Hugo (PTN) aprovou na Câmara Municipal de Patos uma lei que proíbe o desperdício de água tratada. A Lei não foi ainda implementada pela Prefeitura Municipal de Patos. O Estado da Paraíba também dispõe de lei para impedir o desperdício, mas não é colocada em prática pelos órgãos governamentais.

 

A falta de consciência de muitas pessoas para o uso racional da água, fiscalização deficitária, campanhas de conscientização inexistentes, levam a cenas lamentáveis como a registrada na manhã desta sexta-feira. Centenas de cidadãos não fazem a sua parte diante da grave crise hídrica, mas cobram da CAGEPA solução para o caos.

 

Em contato posterior com a redação do Patosonline, o proprietário da residência disse que as providências para evitar o desperdício serão tomadas e que não tinha conhecimento que a trabalhadora doméstica realiza tal ato pelas manhãs.

 

Comentário do programa – É difícil seja para a Prefeitura, seja para a CAGEPA fiscalizar o desperdício dágua, até porque o maior desperdício é feito dentro de quatro paredes, nos banheiros e nas pias.  O combate ao desperdício passa pela educação do povo. Pela consciência de que a água é um produto cada vez mais raro e que cada um de nós tem que economizá-la. Um amigo meu, que reside perto do teatro, junta a gua das pias para aguar umas plantas que tem em frente da sua casa. Eu fecho a torneira enquanto me ensaboo durante o banho e ao escovar os dentes só abro a torneira quando termino a escovação. São pequenas economias que se todos fizessem resultariam em uma grande economia. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *