Por COORDECOM Terça-Feira – 26 de Dezembro de 2017
A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da atenção básica em saúde, avaliou positivamente a gestão do ano de 2017. O balanço constatou cerca de 80% das Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e duas unidades foram inauguradas e a implantação de mais um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Ao todo, foram 130.167 atendimentos individuais; 2.203 atividades coletivas; 15.202 mil atendimentos odontológicos; mais de 50.864 mil procedimentos; e 369.070 visitas domiciliares durante o ano.
Para a coordenadora da atenção básica, Denyse Melquíades, apesar de ter sido um ano muito difícil, a atenção básica em saúde de Patos teve grandes avanços. “Foi um ano bem difícil para a gestão. Nós pegamos as unidades de saúde, quase quem em seu total, bastante sucateadas. Mas, apesar da grande dificuldade, e da forma que recebemos, recuperamos as UBS’s; entregamos mais UBS’s à população e recuperamos a nossa odontologia. Então podemos considerar que fomos vitoriosos”, avaliou.
A coordenadora ainda destacou que houve uma atualização cadastral na atenção básica, uma vez que antes havia apenas 14% da população cadastrada e terminou o ano com mais de 80% de cobertura cadastral.
Ao tratar das expectativas para 2018, a coordenadora destacou que são as melhores possíveis. A atenção básica planeja concluir a informatização do serviço e implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), já no mês de Janeiro, com o objetivo de tornar o serviço cada vez mais rápido e eficiente para a população. Também há a perspectiva de implantação do programa “Melhor em Casa” que objetiva promover atendimento domiciliar para aqueles pacientes com impossibilidade de locomoção, dentre outros projetos. (IN – MN)