Por COORDECOM Terça-Feira – 2 de Janeiro de 2018
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, durante todo o ano de 2017 desenvolveu inúmeros trabalhos e ações de conscientização, preservação e revitalização ambiental em toda a cidade de Patos.
Foram realizadas plantações e distribuições de mudas de árvores nativas e frutíferas em espaços públicos como logradouros, praças e prédios; podas de árvores com intuito de manter a cidade bem arborizada e ao mesmo tempo, aplicando multas naqueles que cometeram alguma infração ao realizar podas drásticas. Também foram feitas fiscalizações, trabalhos de conscientização em escolas e outras instituições, limpeza no Rio Espinharas, dentre tantas outras. Participação de funcionários da SEMADS nos cursos de Capacitação.
No setor de arborização, foram realizadas durante todo o ano 2.918 podas em vários bairros da cidade e logradouros públicos que contou com a manutenção de uma equipe de poda permanente, com auxílio de veículo e equipamentos adequados.
Também foram feitos estudo especializados das árvores dos canteiros centrais para melhorias nos espaços; aquisição e distribuição de mais de 300 (trezentas) mudas de espécies nativas e frutíferas; arborização de unidades de saúde e escolas municipais em vários bairros da cidade; retirada de árvores mortas para substituição.
Em parceria com a população, foram feitos trabalhos através de denúncias presenciais, na ouvidoria ou no disk denúncia. Uma das denuncias mais recorrentes eram de podas drásticas, com denuncias de 90 casos e de criatórios de animais em via pública, os quais foram extintos. Também foram feitas notificação em mais de 140 terrenos baldios particulares que acumulavam lixo e outras mazelas, orientando sempre os proprietários para cerca-los após a limpeza. Levantamento de placas irregulares em vias públicas (Canteiros centrais e calçadas) do município de Patos.
Também foram feitos trabalhos de fiscalização e notificações de bares e restaurantes por uso abusivo de som (Poluição Sonora), em empresas para regularizações e renovações da Licença Ambiental conforme lei e em Hospitais, Clínicas e similares, quanto à destinação de resíduos hospitalares. Fiscalização de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, com relação à destinação adequada do óleo utilizado em frituras, como também, a separação de resíduos sólidos.
Um dos trabalhos mais importantes foi o de parcerias com institutos e empresas de conscientização para a preservação ambiental, a exemplo da parceria feita com a Secretaria de Educação para formalização e criação dos Núcleos de Educação Ambiental (NEA) nas escolas do município; educação ambiental em eventos e empresas; foram realizadas palestras em várias escolas municipais e estaduais relacionados à prevenção de incêndios e a separação correta do lixo.
Um dos trabalhos mais importantes que teve início no ano de 2017 foi o da revitalização do Rio Espinharas. Inicialmente já foi feita a delimitação da calha e áreas de preservação permanente para posterior desassoreamento e revitalização com o mapeamento das árvores que se encontram no leito do rio para posterior solicitação de corte das mesmas. O mesmo trabalho também está sendo realizado nos rios da Farinha Rio da Cruz.(TL)