Por COORDECOM Quinta-Feira – 4 de Janeiro de 2018
A Prefeitura de Patos em uma ação conjunta das secretarias de Serviços Públicos e Infraestrutura continuam realizando, de forma simultânea, a limpeza em todos os canais do município. Esta ação visa à prevenção de transbordamentos durante o período chuvoso, evitando assim, maiores problemas como acidentes, alagamentos de residências e proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os canais do Morro, da Rua CândidO das Laranjeiras e o Canal da Palmeira já receberam os serviços de limpeza tanto interna como externa que envolveram a remoção de mato, entulho e lixo de dentro dos canais e contam com equipes de pessoal com trabalhos manuais e também de maquinários como caçambões, enchedeiras, tratores e retroescavadeiras.
O secretário de Serviços Públicos, Raniere Ramalho, disse que foi elaborado um cronograma de limpeza de todos os canais e que o trabalho será intensificado para atender todos os locais antes do inverno.
“Estivemos reunidos com o prefeito Dinaldinho e foi uma determinação dele realizar este trabalho de prevenção e limpeza em todos os canais do nosso município. Nós já limpamos completamente alguns canais e agora estamos trabalhando no Canal Jardim Redenção e Jardim Guanabara. Após a conclusão desta etapa nós vamos nos juntar as equipes que já estão adiantando trabalho de limpeza nos demais canais como o da Vila Cavalcanti, Jardim Colonial e Nova Brasília”, destacou Raniere.
Comentário do programa – A esperança de todos nós é que chova este ano para evitar a verdadeira calamidade que será o abastecimento da cidade de Patos, sem que Coremas, Capoeiras, Jatobá e Farinha tenham sua capacidade de acumulação restaurada pelo menos em parte. Alguém poderia dizer: “abastece a cidade com carros-pipa”. Mas a resposta é rápida e definitiva. “Trazendo água de onde? Se o reservatório mais próximo é Buiú, no município de Olho Dágua, a oitenta quilômetros de Patos, pois Cachoeira dos Cegos está quase seca?” Com relação a limpeza dos canais, mais uma vez se faz necessária a contribuição da população. A prefeitura não pode viver limpando os canais se as pessoas colocam lixo dentro dos canais ou no meio das ruas que dão acesso ao canal. A primeira chuva vai levar o lixo para dentro do canal e este ficará entupido e vai transbordar durante a chuva seguinte. (LGLM)
Isso se chama prevenção.