Em Malta família melhora qualidade de vida produzindo hortaliças em um hectare de terra

By | 13/01/2018 7:00 pm

 

Fonte – Paraiba.pb.gov.br 

 

Uma família residente no Sítio Açude Novo, no município de Malta, no Sertão, mudou sua vida com o cultivo de hortaliça agroecológica num hectare de terra destinada à comercialização junto ao Programa Nacional de Alimentar Escolar (PNAE), em feiras livres, restaurantes e mercadinhos.

 

Seguindo a orientação técnica da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o agricultor familiar José dos Santos há dois anos descobriu que essa atividade era uma oportunidade para melhorar a renda familiar.

 

Há dois anos o agricultor cultiva hortaliça agroecológica (alface, cebolinha, agrião, pimentão e couve-flor), que vem tendo boa aceitação. Também trabalha com fruteiras e a criação de galinhas de capoeira e no mesmo espaço cria vacas para a produção de leite, que transforma em queijo artesanal.

 

Quando percebeu que o projeto poderia crescer, o filho do agricultor, Alexandre de Oliveira Santos, que trabalhava numa cerâmica, decidiu se dedicar no trabalho com o pai, ampliando a produção de hortaliças para atender os mercados das cidades de Malta, São José de Espinharas e Vista Serrana.

 

A equipe técnica da Emater em Malta é composta de Pedro Ferreira Leite, chefe do escritório local, e da assistente social Maria do Carmo Medeiros Santos, o coordenador regional em Patos é Francisco Acácio, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Malta.

 

Irrigação – Usando o sistema de irrigação por microaspersão, utilizando água de um poço artesiano e seguindo orientações técnicas, o agricultor José dos Santos vem obtendo sucesso com sua atividade, mesmo sendo numa pequena área de terra. “Percebemos que a família de agricultores é bem receptiva às orientações técnicas, com o sistema rotativo, por isso vem obtendo sucesso resultados”, comentou a assistente social Maria do Carmo.

 

Comentário do programa – Na zona rural, quem tem coragem de trabalhar sempre arranja um jeito de ganhar dinheiro. Pena que os programas eleitoreiros do Governo Federal, estão desacostumando o povo a trabalhar. (LGLM)

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *