(Jozivan Antero – Patosonline.com)
A reportagem esteve nesta quinta-feira, dia 11, visitando as obras de recuperação da Ponte do Figueiredo, localizada na Rua Irineu Joffily, que liga o Bairro Santo Antônio ao Monte Castelo, em Patos.
As obras estão sendo realizadas pela Empresa BR TEC, contratada pelo Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB). Os serviços seguem normalmente dentro do que está sendo planejado pela empresa. A ponte receberá revitalização, reforço de estrutura e ampliação de passarelas laterais para pedestres.
De acordo com engenheiros responsáveis pela obra está existindo dificuldade para dar agilidade nos serviços, pois, apesar da solicitação para a empresa de telefonia Oi para que sejam removidos os cabos de comunicação, a empresa até esta quinta-feira não deu início. Outra questão diz respeito a retirada de canos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA-Espinharas). Ambas empresas solicitadas utilizam a ponte para suporte de estruturas.
A revitalização da ponte, como ocorre em grandes obras de tráfego, está trazendo transtornos ao trânsito da localidade que é intenso. Devido a reforma, o fluxo de automóveis teve que ser desviado para a Nova Ponte do Jatobá que agora está servindo de mão dupla.
A Ponte do Figueiredo, de acordo com funcionários da BR TEC, estava bastante danificada. Colunas quebradas, ferragens enferrujadas e estrutura que colocava em risco a segurança da velha ponte que durante anos foi o principal elo de ligação entre bairros e até estados.
Comentário do programa – A remoção dos cabos de comunicação da OI é complicada, mas não tanto quanto a remoção dos canos da CAGEPA. Por aqueles canos passa toda a água que abastece o restante da cidade afora o grande Jatobá. Pense numa bronca! (LGLM)