Mudança na cobrança da taxa de alvarás de funcionamento se dá em decorrência de novo entendimento firmado pelo STF

By | 13/01/2018 7:13 pm

 

Por COORDECOM   Quarta-Feira – 10 de Janeiro de 2018

 

Com a reforma do Código Tributário, os municípios brasileiros tiveram que se adequar a nova emissão dos alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais, partindo do entendimento do STF de que é inconstitucional a cobrança do alvará de funcionamento em decorrência da atividade, como era feita em Patos e em outros municípios.

 

A diretora da Administração Tributária da Prefeitura de Patos, Laís Nunes, explicou que o município, para fazer cumprir a lei, passou a praticar a cobrança da área construída por metro quadrado, o que gerou uma diminuição considerável no valor da taxa do alvará, beneficiando o contribuinte.

 

“Por exemplo, a média das salas comerciais de Patos, tipo escritórios de advocacia, consultório odontológico, contador, etc. é de até 35 metros quadrados; e uma sala desse tamanho, que antes pagava R$ 720 reais, hoje vai pagar, uma média, de R$ 280 reais.”, explicou a diretora da Administração Tributária.

 

Lais Nunes, respondendo a alguns questionamentos feitos pela imprensa, disse que o que será renovado, anualmente, será a licença de funcionamento do imóvel comercial, cujo valor é inferior à taxa do alvará. E que a população também passa a ser beneficiada com essa nova modalidade de cobrança, pois a emissão da licença de funcionamento vai garantir que o estabelecimento continue atendendo todos os requisitos previstos em lei.

 

“Essa licença de funcionamento é uma forma de garantir maior segurança à população, mostrando que o estabelecimento continua atendendo à todos os requisitos exigidos pela lei, como por exemplo: se o prédio oferece segurança física, para que acidentes sejam evitados e a segurança da população seja preservada,” concluiu a diretora Lais Nunes.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *