Por COORDECOM Segunda-Feira – 8 de Janeiro de 2018
O Instituto de Previdência de Patos (PatosPrev), setor que cuida e assegura os direitos dos aposentados e pensionistas do município, iniciou a gestão, em 2017, solucionando inúmeras pendências acumuladas de administrações passadas e mesmo assim finalizou o ano com saldo positivo. É o que garante o superintendente Ariano Medeiros.
Segundo ele, Inicialmente foi feito um acordo junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE – PB) devido multas que estavam pendentes desde o ano de 2014. Um novo prazo de 90 (noventa) dias foi concedido no intervalo de 14 de junho a 13 de setembro de 2017, no qual foi cumprido na integra, com isso evitando a aplicação de novas multas para o gestor do PatosPrev, como também para o gestor municipal.
“De 768 (setecentos e sessenta e oito) benefícios concedidos pelo PatosPrev até janeiro de 2017, 533 (quinhentos e trinta e três) eram demandas reprimidas as quais a nova gestão foi a responsável pelo envio ao TCE – PB, considerando que as gestões anteriores apenas conseguiu enviar 235 (duzentos e trinta e cinco) processos”, contou o superintendente.
Ainda segundo Ariano, no ano de 2017 o PatosPrev concedeu 49 (quarenta e nove) novos benefícios, publicado no Diário Oficial do Município e com envio ao TCE-PB para análise e homologação dos respectivos processos de servidores. Sendo destes, 40 benefícios já estão sendo pagos aos inativos os quais foram concedidos, 11(onze) de aposentadorias especiais de Magistério, 16 (dezesseis) de aposentadorias voluntárias e 13 (treze) pensionistas por morte e os outros 9 estão no prazo para envio ao Tribunal de Contas do Estado.
“Também foram desenvolvidos ao longo do ano programas e serviços direcionados aos idosos segurados pelo PatosPrev, como visitas domiciliares aos idosos enfermos, inclusive em hospitais públicos; orientação em relação aos empréstimos consignados aos segurados que buscam o instituto por problemas financeiros; acompanhamento dos segurados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de levantamento de documentos para envio ao TCE-PB e reuniões periódicas com os beneficiários para estreitar laços e informar sobre os seus direitos dos mesmos”, finalizou o superintendente Ariano Medeiros.
Para 2018 o PatosPrev pretende instalar sua sede em um espaço mais amplo para acolher melhor os seus beneficiários; colocar em prática projetos sociais que já estão sendo desenvolvidos; ampliar e agilizar as concessões de benefícios dentre outros projetos para a melhoria dos serviços e atendimento aos inativos.