Por Rodolfo André Sábado – 3 de Fevereiro de 2018
O cartão-reforma é um programa do Governo Federal que, em parceria com a Prefeitura de Patos, irá fornecer auxílio em dinheiro na forma de crédito em cartão físico, para as famílias de baixa renda que tem a necessidade de realizar reformas em suas residências.
O anuncio da prorrogação foi feito, na noite de ontem (02), numa reunião que aconteceu na própria comunidade, com o prefeito Dinaldinho Wanderley; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Jardelson Medeiros; o secretário adjunto da pasta, Lamarck leitão; além do vereador Ramon pantera e de assessores da secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Segundo o secretário adjunto, Lamark Leitão, a reunião foi oportuna para esclarecer dúvidas quanto a realização do programa, anunciar o prazo de prorrogação do cadastro, que vai até quarta-feira da próxima semana (07), e reforçar o compromisso da prefeitura quanto a política de desenvolvimento econômico.
“Pudemos esclarecer todas as dúvidas sobre o benefício, principalmente, quanto a documentação exigida; e, a partir de segunda-feira, serão montadas duas tendas, na praça do José Mariz, das 9h às 12h, para fazer o cadastramento das pessoas que se enquadram no perfil do cartão-reforma, na própria comunidade, evitando que eles se desloquem para o centro administrativo onde fica a sede da secretaria”, disse.
Dentre as regras previstas para ter acesso ao benefício estão possuir renda bruta familiar de até R$ 2.811,00; ser maior de 18 anos e possuir somente um imóvel residencial em cidade participante do programa e aprovada pelo Ministério das Cidades; o solicitante do benefício deve morar no imóvel a ser reformado.
O prefeito Dinaldinho Wanderley disse ter ficado muito feliz por Patos ter sido selecionada pelo ministério das cidades, para participar da primeira etapa do Programa cartão Reforma, pois isso possibilitará a oportunidade para que famílias de baixa renda adquiram materiais de construção e promovam melhorias em suas residências.
“Estaremos contemplando o bairro José Mariz, onde serão beneficiadas 159 famílias. É preciso que fique claro que a população não terá ônus nenhum, apenas receberá o cartão que garantirá a reforma de sua casa, seja: um banheiro, instalação elétrica, fossa séptica, etc. Isso vai trazer muitos benefícios para a população. O cartão-reforma serve para isso, para que você possa reformar sua casa e ter uma qualidade de vida melhor”, concluiu o prefeito.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Carteira de identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Número de Identificação Social (NIS); Comprovante de estado civil (casamento, declaração de união estável, nascimento, óbito ou separação); Conta de energia do imóvel cadastrado para reforma; Comprovante de cadastro no CADÚNICO se houver; Escritura pública de emancipação, quando menor de 18 anos.