Por Coordecom Sábado – 3 de Fevereiro de 2018
Foi realizada, neste sábado (03), a I Feira de Agricultura Familiar, em Santa Gertrudes, distrito de Patos, Paraíba, com a participação de agricultores do assentamento Patativa do Assaré. Antes, a feira acontecia, apenas, à praça Getulio Vargas, centro da cidade, todas às quintas-feiras, no final da tarde. A abertura solene aconteceu às 9h da manhã, mas desde as 6h que os produtos já estavam à venda atingindo, inclusive, uma expectativa acima do esperado.
Segundo o secretário de agricultura, João Paulo Lacerda, a prefeitura vai continuar apoiando os agricultores, investindo na logística da feira, para que eles possam ter condições de comercializar seus produtos à preços acessíveis e de boa qualidade beneficiando, desta forma, também, os moradores do distrito. “Tivemos uma resposta da população muito boa, isso nos dá a certeza de que essa feira, assim como a que acontece na zona urbana, essa também, no distrito de santa Gertrudes tem tudo para dar certo, mais uma vitória para nossos agricultores; a avaliação foi positiva e a ideia é que a feira do distrito de santa Gertrudes possa ser realizada todos os sábados”, contou o secretário.
O presidente da Associação da Feira da Agricultura Familiar, Lúcio Frazão, disse que era um sonho antigo das comunidades rurais que essa feira pudesse acontecer em santa Gertrudes para que esses produtores tivessem condições de se manter no campo. “Não adianta fazer projetos para tirar o homem do campo; e, sim, que levem o homem a permanecer no campo, dando-lhes condições de sobreviver com a sua própria produção agrícola. Esse é o nosso lema. Vocês marquem este dia 03 de fevereiro, uma data importante para o distrito, porque foi aberta a feira de agricultura familiar”, comemorou Frazão.
O prefeito Dinaldinho Wanderley, esteve presente no evento e anunciou que vai fazer dessa feira de agricultura um momento permanente com a construção de um espaço de alvenaria para que haja mais condições de acomodação para os comerciantes e feirantes. “Isso vai trazer, entre outras coisas, mais renda para o distrito de Santa Gertrudes, pois esse centro de comercialização servirá, também, como ponto de parada para aqueles que estão em viagem, gerando mais sustento para o homem do campo e, consequentemente, o desenvolvimento da zona rural”, finalizou o prefeito.