(Jozivan Antero, no Patos Online)
Os usuários que buscam a Casa da Cidadania, localizada no Rodo Shopping, no Município de Patos, têm reclamado de dificuldades no momento da solicitação para retirada da carteira de identidade, o popular RG. Eles relatam que enfrentam longas filas e mau atendimento sempre nas manhãs das segundas-feiras.
Na segunda-feira, ocorre o agendamento para os que buscam a confecção do RG. São 100 pessoas atendidas a cada semana, no entanto, o número é pequeno para a demanda crescente e os cidadãos estão madrugando para conseguir a vaga.
Como a Casa da Cidadania atende Patos e região, algumas pessoas relatam que o número é insuficiente e por isso fazem opção para estarem na fila pela madrugada para garantir a vaga. Idosos, mulheres com crianças e grávidas já foram flagrados na fila em busca de atendimento preferencial que nem sempre é possível devido ao local ainda está fechado.
A reportagem do Patosonline.com entrevistou a diretora da Casa da Cidadania na cidade de Patos. A advogada Clécia Lopes explicou as dificuldades para o atendimento e relatou que todas as pessoas que são agendadas naquele dia são atendidas durante a semana. “São 100 pessoas agendadas por semana, então, não é necessário haver um tumulto, não é necessário a pessoa vir dormir à noite para poder conseguir uma vaga. Todas as pessoas agendadas naquela semana elas são atendidas. Se nós fizermos un cálculo, são 400 identidades feitas na Cidadania…hoje o sistema é biométrico, então é jogado tudo no sistema e o IPC, em João Pessoa, é quem faz essa emissão. Daí são entregues de 30 a 45 dias. São várias Casas da Cidadania para que só João Pessoa emita a carteira. Não há necessidade de tumulto…”, relatou Clécia.
A diretora reconheceu a lentidão, mas explicou que o sistema biométrico é mais eficaz e seguro, porém, demora mais que o sistema anterior. A diretora disse que irá verificar a possibilidade da entrega de fichas para as pessoas que esperam nas filas. Clécia relatou que busca a melhoria do atendimento e espera a compreensão das pessoas que buscam a Casa da Cidadania.
Comentário do programa – Por que em outras cidades chegam a entregar a identidade no mesmo dia? A CTPS é entregue pelo Ministério do Trabalho com dois dias, depois de terem tido problemas que foram solucionados! (LGLM)