(Coordecom)
A prefeitura municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde registrou um pequeno movimento, no setor de urgência e emergência, durante o período de carnaval nas Unidades de atendimento à população, tais como: PA Maria Marques, UPA e SAMU.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, por exemplo, foram registradas 156 (cento e cinquenta e seis) ocorrências, sendo: 138 (cento e trinta e oito) atendimentos clínicos; 05 (cinco) episódios de surtos psicóticos, com utilização de Unidade de Suporte Avançado – USA; e 13 (treze) acidentes automobilísticos, onde 05 (cinco) deles foram por queda de motos.
Na Unidade de Pronto Atendimento Maria Marques, no Jatobá, os números chegaram à marca de 263 (duzentos e sessenta e três) procedimentos nas mais diversas especialidades; porém, um número considerado pequeno, levando-se em conta o período vulnerável das “festividades de Momo”.
Já a quantidade de atendimentos na UPA 24 horas, Dr. Otávio Pires de Lacerda, no entanto, foi um pouco maior. Os atendimentos médicos chegaram ao número de 604 (seiscentos e quatro), devido à soma dos atendimentos de rotina, durante o período de 09 e 13 de fevereiro.
A Secretária de Saúde do município de Patos, Priscila Almeida, disse que o balanço foi positivo considerando período festivo. “No balanço de urgência e emergência durante este carnaval, constatamos que os pacientes foram bem atendidos, ressaltando ainda que estavam todos dentro dos parâmetros da normalidade.” Reforçou, a secretária Priscila Almeida.