(Coordecom)
A Prefeitura de Patos assinou um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) que garantirá internet banda larga para 27 comunidades rurais do município. O Programa Internet Para Todos, do Governo Federal, foi criado para promover a inclusão digital das localidades mais distantes dos centros urbanos.
Em Patos, as instalações das antenas começarão no mês de maio e as operadoras de telefonia que se inscreverem para fornecer o sinal poderão ser isentas de alguns impostos, de acordo com projeto que será encaminhado à Câmara Municipal de Patos, o que irá minimizar o valor a ser pago pelos usuários.
O Secretário de Agricultura, João Paulo Lacerda, informou que Patos é um dos quarenta municípios que aderiram ao Programa Federal. Ele afirmou que 27 comunidades rurais da região foram indicadas para serem beneficiadas pelo serviço.
“O município indicou 27 comunidades rurais da região que poderão ser beneficiadas. Não é um serviço gratuito, mas será subsidiado, o que proporcionará um preço baixíssimo. Provavelmente em Outubro nós já estaremos recebendo os benefícios desse projeto, além de levar a tecnologia à população do campo”, ressaltou o secretário.
Além da inclusão digital das comunidades rurais, o projeto também beneficiará a gestão do município, como a secretaria de saúde, que poderá realizar os prontuários digitais com a população, além da secretaria de agricultura, que poderá contar com as informações do Georreferenciamento da região, entre outros.