(Coordecom)
A Prefeitura de Patos realizou nesta quinta-feira, (15/3), no Centro de Treinamento de Professores Marlene César, a Aula Inaugural dos cursos do Programa de Formação Artística, que serão ministrados pela Fundação Cultural de Patos (FUNDAP).
O momento foi marcado pela participação do professor de Ciências Sociais, Arnaldo Sucuma, que proferiu a palestra APROPRIAÇÃO CULTURAL reunindo, em torno do tema, diversos ativistas culturais nas áreas de Produção Cultural, Formação de Atores, Dança Contemporânea e Música Instrumental, escolhidos através de um censo realizado entre os próprios artistas da cidade.
Segundo o professor Arnaldo Sucuma, a criação da FUNDAP representa o caminho para a afirmação dos valores culturais de Patos e região. “A Fundação tem todas as possibilidades de construir caminhos vitoriosos para a cultura em Patos, pois muito da cultura passa pela educação e os valores da educação também são associados à cultura. Assim, poderemos realizar cursos de capacitação e criar alternativas para que os formandos que por aqui passarem, consigam seus espaços de atuação no mercado”, considerou.
Para a Presidente da FUNDAP, Isís Karla, a aula inaugural foi um passo importante no trabalho da Fundação Cultural de Patos, pois foi uma boa oportunidade de apresentar a dinâmica que será empreendida durante os cursos. “Foi muito importante à presença de todos, para que nós pudéssemos apresentar como será o início dos trabalhos e ver a participação dos ativistas dentro do nosso programa cultural de formação artística”, considerou.
O Secretário Executivo da FUNDAP, Deleon Souto, adiantou que todos os atores e artistas de Patos farão já esse ano, uma apresentação cultural no meio do ano, valorizando mais ainda os participantes e seus projetos pessoais e coletivos. “Ao final de cada curso, vamos ter uma exposição dos trabalhos e todos eles irão enriquecer ainda mais a programação do São João de Patos 2018”, concluiu Deleon.
Comentário do programa – A cultura só tem a comemorar a criação da Fundação. Ela incentivará todas as formas de manifestações culturais e acolherá projetos para financiar muitos dos eventos culturais a serem promovidos na cidade. Com a vantagem de contar não só com recursos públicos como com a possibilidade de captar recursos da iniciativa privada através de patrocínios. Por sinal, a Fundação estreou com chave de ouro com o belíssimo evento natalino apresentado no final do ano passado. E foi entregue em boas mãos a pessoas realmente comprometidas com a cultura. (LGLM)