No sertão, reserva ecológica com mais de 40 anos está sendo ameaçada por empresa de transmissão de energia elétrica

By | 31/03/2018 8:59 pm

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

Imagine um trabalho de abnegação e amor pela natureza sendo colocado em risco após 40 anos de luta, construção e consciência ecológica em pleno sertão paraibano. Pois bem, a Reserva Ecológica Verdes Pastos, com 122 hectares, localizado no Município de São Mamede (PB), corre risco de ser destruída pela intervenção de uma empresa de transmissão de energia elétrica.

 

O Pastor John Philip Medcraft, diretor da Reserva Ecológica Verdes Pastos, foi visitado pela empresa AVALICON Soluções em Engenharia de Avaliação, Topografia e Regularização Fundiária. A referida empresa, que tem sede em Minas Gerais, está responsável pela construção das redes de transmissão que serão montados para levar a energia elétrica produzida pelas usinas eólicas na região de Santa Luzia (PB).

 

As linhas de transmissão vão se estender de Santa Luzia até o Estado do Ceará, mas, para isso, terão que devastar áreas rurais onde serão colocadas torres de energia. A Reserva Ecológica Verdes Pastos está na rota da construção dessas torres com seus cabos de alta tensão e que precisam derrubar árvores e abrir caminhos modificando a paisagem por onde passar. O Pastor John foi muito claro ao dizer que não concorda com tal ação. “O temor é uma destruição da reserva. Se você vai ter um rastro rasgado e destruído por tratores de esteira de 60 metros de largura no meio de uma reserva, acabou a reserva”, desabafa.

 

O Pastor John disse que não tem nada contra a construção das linhas de transmissão, porém, sugeriu que fosse feita uma nova rota, pois as demais localidades já foram desmatadas. De acordo com ele, o desvio seria de pouco mais de cerca de 500 metros que evitaria a destruição da reserva. John disse que levará a questão até as últimas consequências e pediu a atenção dos políticos da Paraíba para auxiliar nesta luta pela natureza.

 

Como a empresa representa interesses econômicos de grande magnitude e as linhas de transmissão recebem incentivos governamentais por se tratar de interesse público e estratégico, a revolta de vários ambientalista é que a Reserva Ecológica Verdes Pastos seja completamente ignorada. Atualmente, a reserva sertaneja é fonte de pesquisas universitárias, tem parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente na Paraíba (SUDEMA/Patos), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de ser respeitada por toda a sociedade sertaneja e também  internacional.

“Eu vou até o fim! Temos uma reserva da caatinga que corre risco de ser destruída…não permitiremos que a natureza seja ignorada. Meu interesse não é financeiro. Isso é minha vida! Eu prefiro morrer. Estou pedindo só uma mudança de rota…”, garantiu Pastor John.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *