Por Marcelo Negreiros Quarta-Feira – 4 de Abril de 2018
Profissionais do Centro Especializado em Reabilitação, (CER) e Centro de atenção Psicossocial, (CAPS i) realizaram na manhã desta quarta-feira (04), no auditório do SAMU, um debate chamado de “roda de conversa” com as mães de crianças com autismo, afim de discutir melhorias no atendimento às crianças.
O encontro contou com um grande número de mães, algumas acompanhadas de seus filhos, que assinalaram os principais problemas que, segundo elas, já vem de muito tempo e apontaram as boas intenções das administradoras das duas casas em resolver as questões com a maior brevidade. Foram enfatizadas diversas observações que já foram sanadas e algumas queixas contra alguns profissionais a serem apurados por parte da secretaria de saúde.
Para a Gerente do CER, Manuela Daltro, o encontro foi de extrema importância “pois só assim, a gente consegue perceber as angústias, as dificuldades, inclusive sentimos a necessidade de outros encontros, pois os problemas vão sendo sanados de acordo com as explanações.” Ressaltou Manuela.
Suzana Medeiros que é mãe de uma das crianças, também avaliou o encontro. “O primeiro ponto positivo que vocês percebem aqui é justamente, esta união, essa parceria que está surgindo e mobilizando, neste momento, mas de acordo com nossas necessidades os serviços estão sendo melhorados e tem mais eficácia, que é isso que a gente necessita” Para ela, as mães unidas aos profissionais, o trabalho flui melhor, reforçou ela.
O encontro fez parte da semana dedicada ao autismo e serviu de parâmetro para a capacitação dos profissionais que trabalham com o diagnóstico precoce dos casos de autismo e serão levados em consideração.
Quem precisar dos serviços pode procurar o CER na Rua Vidal de Negreiros Nº 299 Jardim Califórnia. Atendendo das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e o CAPS I na Rua Alto Casteliano, Nº 880, Jardim Guanabara, com atendimento das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h00.