Por Coordecom Terça-Feira – 3 de Abril de 2018
Em virtude da persistência da escassez de água devido à irregularidade de chuvas no Estado, o Governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência para a cidade de Patos e outros 195 municípios paraibanos. O decreto, publicado nesta terça-feira, dia 3 de abril, se estende por 180 dias e leva em consideração os prejuízos causados aos municípios em decorrência da estiagem prolongada, como perdas na produtividade agrícola, pecuarista e outras atividades rentáveis.
Embora esteja chovendo em diversos municípios paraibanos, o decreto declara que os índices pluviométricos ainda são baixos e as precipitações são irregulares, o que significa que não são suficientes para reverter a situação crítica dos principais mananciais do Estado.
O decreto de situação de emergência prevê possibilidades ao Poder Executivo Estadual de abrir crédito extraordinário, que será utilizado para enfrentar o desabastecimento nos 196 municípios, reverter ao máximo os prejuízos causados aos setores de produtividade da Paraíba, além de possibilitar a busca de apoio efetivo do Governo Federal.
De acordo com o Governo do Estado, há 30 municípios paraibanos em colapso total nas áreas urbanas, que antes eram abastecidas por carros-pipa. Mas devido à falta de água, esta atividade tem sido reduzida, visto que os índices dos reservatórios não param de cair.