(Jozivan Antero, no Patos Online)
A luta para que a Reserva Ecológica Verdes Pastos, localizada no Município de São Mamede (PB), siga sem ser alterada por redes de transmissão de energia elétrica está alcançando diversas partes do Brasil.
A reserva está sendo ameaçada pela empresa AVALICON, de Minas Gerais, que quer passar com suas redes de energia elétrica por dentro da área preservada, porém a luta do Pastor John Philip Medcraft e de centenas de ecologistas e pesquisadores é para que a empresa faça um desvio de rota.
O Instituto SOS Caatinga, que tem sede em Alagoas, está se posicionando contra a alteração da Reserva Ecológica Verdes Pastos.
Por outro lado, também preocupados com a possibilidade de agressão à natureza com a instalação de linhas de transmissão de energia elétrica na Reserva Ecológica Verdes Pastos, professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), decidiram lançar uma moção de apoio para a não instalação da linha de transmissão.
A nota, expõe pontos e destaca que: “A Caatinga é um dos biomas menos preservados do Brasil, com um pequeno número de unidades de conservação que garantem proteção dos seus variados ecossistemas. Por outro lado, apresenta grandes lacunas de conhecimento de sua diversidade biológica”. A moção também faz alerta devido a degradação dos ecossistemas que vem contribuindo para extinções da fauna e da flora.