Onze prefeitos da região firmaram acordo com o Ministério Público Federal para implantarem controle de frequência biométrico para seus profissionais de saúde

By | 28/04/2018 9:50 pm

 

(Tiago França/Iris Porto da Assessoria de Comunicação)

 

O Ministério Público Federal (MPF) em Patos (PB) propôs acordos para que municípios implantem controle eletrônico biométrico de frequência para profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e integrantes das equipes de Saúde da Família.

Dos 13 municípios demandados, 11 realizaram acordos e comprometeram-se a implantar o ponto eletrônico num prazo de 90 dias, a contar da data da audiência de conciliação, sob pena de fixação de multa diária de R$ 500. São eles: Areia de Baraúnas; Cacimba de Areia; Catingueira; Condado; Desterro; Maturéia; Olho D’água; Passagem; Patos; Salgadinho; e Santa Luzia.

Os municípios de Cacimbas e Quixaba não aderiram ao acordo porque não compareceram à audiência na 14ª Vara da Justiça Federal, e não comprovaram a implantação do controle biométrico de frequência.

 

Comentário do programa – Este acordo é muito interessante para os municípios. Os prefeitos evitam o risco de serem processados por não cumprirem a determinação do Ministério Público Federal de implantarem o controle de ponto eletrônico e se livram de um dos piores problemas das redes de saúde municipais que é o não cumprimento das jornadas pelos profissionais de saúde, principalmente os médicos, o que gera a maioria das críticas com relação à saúde municipal em praticamente todos os municípios. A simples implantação do ponto eletrônico, entretanto, não vai resolver o problema, por que nada impede que um profissional “assine” o ponto e se ausente do serviço, voltando apenas quando for encerrar o ponto. Para isto tem que haver fiscalização não só das gestões como dos Conselhos Municipais de Saúde. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *