Por COORDECOM Sexta-Feira – 4 de Maio de 2018
Aconteceu durante toda esta sexta-feira, dia 04, no auditório do SAMU, o I Encontro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente promovido pelos Conselhos Tutelares de Patos. O evento foi direcionado a todos os profissionais que compõem o sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente que atuam em Patos e nas cidades circunvizinhas.
Estiveram participando do encontro conselheiros das cidades de Cacimba de Areia, Quixaba, São Mamede, São Bentinho, São José de Espinharas, Passagem, Areia de Baraúnas e João Pessoa, como também representantes dos CRAS, CREAS, PETI, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Procuradoria do Município e sociedade civil organizada.
Um dos convidados para conduzir o encontro foi o diretor executivo da Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares da Paraíba (ACONTEPAB) e representante do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares, Lenon Jane Fontes de Sousa.
“O objetivo nosso enquanto fórum e associação estadual é estar reunindo não só os conselhos tutelares, mas conselhos de direitos, a rede de serviços, CRAS, CREAS, para que realmente a gente venha discutir a política de atendimento à criança e ao adolescente, política essa que tem os seus direitos violados e ameaçados toda hora. Nesse momento a gente está se articulando na melhor forma possível, nos fortalecendo para fazermos alguns encaminhamentos referentes à essa política,” disse o palestrante.
De acordo com José Oberto, conselheiro tutelar de Patos, o evento tem por objetivo reunir todos profissionais que compõem o sistema de garantia de direitos, a fim de, articular e lançar propostas para o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes. “Trata-se de uma necessidade percebida por todos aqueles que hoje compõem o sistema de garantia de direitos, atendimento e proteção à criança e ao adolescente na cidade de Patos de nos juntarmos e dialogarmos sobre as diversas situações que surgem na cidade ao passo de seu desenvolvimento. Então essa necessidade de dialogar foi o que nos motivou a realizar esse primeiro encontro para articulação e proposta de criação de uma rede de atendimento na nossa cidade,” revelou.
A gerente da Proteção Social Especial, Ilva Lacerda parabenizou a iniciativa e destacou a importância da unificação e articulação do trabalho da rede. “Nós fomos convidados para que junto com os demais que fazem a rede de proteção possamos discutir, vivenciar e consolidar a proteção à nossa criança e ao nosso adolescente. É um momento muito importante porque nós estamos aqui vendo o que é que está acontecendo no nosso município e onde esta rede precisa interagir. A política já foi elaborada, mas surgem as intercorrências e a rede precisa estar coesa, junta deliberando. Hoje eu parabenizo o Conselho Tutelar que foi o autor desse encontro onde nós estamos vivenciando, estamos vendo toda a rede presente para discutir o que podemos melhorar a política da criança e do adolescente,” comentou a gerente.
Para a coordenadora do CREAS, Michele Rodrigues, essa foi um oportunidade onde puderam discutir melhorias para os serviços da rede. “Para nós rede de proteção é muito importante esse momento, pois é onde nós podemos dialogar sobre as melhorias no nosso trabalho diante da problemática que enfrentamos hoje,” falou.
Comentário do programa – Numa das fotos do evento, aparece o deputado federal petista Luiz Couto, que é sempre votado na região. (LGLM)