(Jozivan Antero – Patosonline.com)
Teve início nesta segunda-feira, dia 07, as atividades de comemoração aos 45 anos de fundação do Grupo de Alcoólicos Anônimos Espinharas (AA/Espinharas). A cerimônia de abertura da 35ª Semana de Alcoólicos Anônimos aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e contou com várias autoridades e convidados.
Como o lema: Unidade, Serviço e Recuperação, o AA tem relevantes serviços prestados no combate a uma das doenças mais graves dentro da sociedade contemporânea. O alcoolismo atinge todas as classes sociais, destruindo a autoestima, desagregando família e provocando os mais diversos dramas em decorrência do uso das bebidas alcoólicas por jovens, adultos, homens e mulheres.
Durante a abertura da 35ª Semana de Alcoólicos Anônimos os convidados falaram do alcoolismo e suas consequências. Entre os convidados estavam o Capitão Leonides, comandante da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (4ª CPTRAN), Bonifácio Rocha, vice-prefeito de Patos, Wendel Palmeira, diretor do SAMU/Patos, Osvaldo Mota, membro do AA, vereadora Fátima Bocão, representando a Câmara Municipal de Patos. A cerimônia foi coordenada por um representante do AA na ocasião.
Em Patos, 6 grupos de AA estão espalhados pela cidade: Grupo 3 Corações (Bairro São Sebastião), Cruz da Menina (Conjunto Noé Trajano), Cinquentenário (Jardim Queiroz), Monte Castelo (Bairro Jatobá), Liberdade (Bairro Liberdade) e o Grupo Espinharas (Centro).
A programação da 35ª Semana de Alcoólicos Anônimos segue: nesta quarta-feira, dia 09, a atividade será no CSU, Bairro Jatobá. Na quinta-feira, dia 10, na Associação dos Moradores do Conjunto Noé Trajano. Na sexta-feira, dia 11, encontro de veteranos com os jovens (para membros). No sábado, dia 12, haverá reunião aberta de informações ao público no auditório do Fórum Miguel Sátiro. Todas as atividades têm início às 20h00.
Comentário do programa – Este nosso programa teve uma primeira fase, de 1972 a 1974, quando tivemos de deixar de apresentá-lo por que fomos trabalhar e morar em Recife. Neste período, em 1973 foi fundado o AA em Patos, demos oportunidade a que os fundadores do AA, entre os quais os saudosos Marinho e João Sucupira, expusessem a doutrina da instituição que tanto bem tem promovido em Patos e região, na recuperação dos doentes de alcoolismo. Além das exposições feitas pelos fundadores nós divulgávamos tópicos da doutrina do AA. Depois recebemos a retribuição através do benefício usufruido por amigos e parentes que contaram com o apoio da instituição para se livrarem do alcoolismo. (LGLM)
Essa instituição tem construído a salvação de muita gente. Parabéns aos amigos que fizeram e continuam fazendo essa caminhada que tanto ajuda aos seres humanos , na busca de um mundo melhor.