(ASCOM FUNDAP)
Durante o mês de maio, a cidade de Patos vem transbordando de tanta arte com Maio Cultural, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Patos, através da Fundação Cultural de Patos – FUNDAP, que está levando apresentações culturais a vários bairros da cidade.
São quase 50 apresentações culturais de diversos seguimentos como a música, dança, teatro, sarau literário, além de 7 exposições que se revezarão para ocupar o Centro Cultural Amaury de Carvalho no período de maio a junho, com artesanatos e artes visuais. Toda a programação é formada por artistas locais que tiveram as suas propostas selecionadas através do Edital de Ocupação Cultural.
O objetivo é ocupar diversos espaços públicos da cidade que estão ociosos, incentivando artistas e produtores culturais a produzirem arte, além de garantir o acesso da população a apresentações culturais de forma gratuita. A programação é bem variada, e vem agradando desde o público infantil ao adulto.
As apresentações estão divididas em um cronograma que passa por várias praças da cidade, pela Concha Acústica Nilson Batista e também pelo Distrito de Santa Gertrudes. De acordo com o secretário executivo da FUNDAP, Deleon Souto, é um projeto inovador trazido de forma democrática para cidade através da seleção de 25 apresentações que estarão se revezando durante esse período. “Nessa proposta inovadora, que o Projeto Maio Cultural traz para a cidade de Patos, nós estamos decentralizando as apresentações que geralmente acontecem no centro da cidade, levando às diversas praças”, destacou.
A programação do Calendário Cultural de Maio será desenvolvida nas seguintes datas e locais:
- Quarta-feira – 23/05 – Praça de Santa Gertrudes;
- Quinta-feira – 24/05 – Praça Frei Damião, na Vila Cavalcanti;
- Sexta-feira – 25/05 – Concha Acústica, na Praça João Pessoa;
- Sábado – 26/05 – Praça do Bivar Olinto;
- Quarta-feira – 30/05 – Praça Vicente Inácio, Conjunto José Mariz;
- Sexta-feira – 01/06 – Concha Acústica, na Praça João Pessoa
Nos sábados a programação começa às cinco horas da tarde, nos outros dias começa às seis e meia da noite.
De 9 de maio a 15 de junho haverá exposições de artesanato e artes visuais no Centro Cultural Amaury de Carvalho, na Praça João Pessoa, de oito da manhã às duas da tarde.