Senado aprova o Sistema Único de Segurança Pública

By | 20/05/2018 5:24 am

 

(Agência Senado)

 

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (16) a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com objetivo de integrar os órgãos de segurança pública, como as polícias federal e estaduais, as secretarias de segurança e as guardas municipais, para que atuem de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.

 

Aprovado mais cedo pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto (PLC 19/2018) tramitou no Plenário em regime de urgência. O projeto segue para a sanção da Presidência da República.

 

Além de instituir o Susp, o projeto cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), prevista para durar 10 anos, tendo como ponto de partida a atuação conjunta dos órgãos de segurança e defesa social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, em articulação com a sociedade. Além de definições sobre a política e o sistema unificado, o projeto trata de outros temas, como os recursos dos fundos e os meios e as estratégias para as questões da segurança pública nacional.

 

Comentário do programa – A criação do Sistema Único de Segurança Pública não é uma solução definitiva para o problema da violência no país. Mas a integração de todas as forças policiais é um avanço. Muitas vezes, o trabalho paralelo de várias políticas termina complicando a situação. Nós nos lembramos bem de uma investigação feita na região pela polícia federal sobre o roubo de cargas, há alguns anos. A PF fazia uma investigação ampla em que pretendia descobrir todos os participantes do esquema. Ladrões, intermediários e receptadores. De repente uma das polícias estaduais fez um flagrante em que prendia um empresário da área farmacêutica que diziam estar envolvido com roubos de cargas de medicamentos. A prisão do empresário alertou os outros envolvidos no esquema e dificultou o trabalho da Polícia Federal. (LGLM)

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *