(Patos Online)
O deputado federal Hugo Motta (PRB/PB) anunciou pelas redes sociais que conseguiu o pagamento da emenda destinada para o custeio dos serviços do Centro de Oncologia de Patos.
No valor de mais de R$ 8.300.000,00 (oito milhões e trezentos mil reais), a emenda é primordial para a abertura do Centro de Oncologia. “Estamos na luta há mais de um um ano e meio para ver esse Centro funcionar e atender os pacientes de Patos e toda a região”, destacou.
O parlamentar falou ainda sobre a interiorização dos serviços de saúde. “Quem conhece a realidade sabe que os pacientes têm que se deslocar, na maioria das vezes à cidade de João Pessoa, dificultando o acesso e a efetividade do tratamento”, informou.
Hugo Motta afirmou que o governador Ricardo Coutinho já foi comunicado e, agora, o Governo Estadual iniciará os trâmites para abertura e funcionamento do Centro de Oncologia.
Comentário do programa – Para termos uma ideia da importância da verba alocada pelo deputado Hugo temos que saber quanto vai custar a manutenção mensal do Centro de Oncologia. Porque não basta ter o dinheiro para a abertura do Centro, como diz a manchete, É preciso que esteja garantida a verba para a manutenção mensal. Não basta abrir o Centro, é preciso garantir o seu funcionamento. Para termos uma ideia, a UPA do Campo da Liga custa em torno de um milhão de reais por mês ao município. Afinal, quanto custará mensalmente o Centro de Oncologia e quem vai garantir mensalmente este dinheiro? Governo do Estado ou Governo Federal? Outro dia anunciaram nas redes sociais que Hugo conseguira cerca de cento e sessenta mil para pavimentação asfáltica de ruas em Patos. Mas ninguém disse quantos metros de asfalto pode ser construído com esse dinheiro. Se o metro quadrado de asfalto custar cinquenta reais, o dinheiro daria para construir três mil metros quadrados de asfalto, ou seja, trezentos metros em uma rua com dez metros de largura. Ou trezentos e setenta e cinco metros na rua Padre Anchieta que tem oito metros de largura. Ou pouco mais de seis quarteirões nesta rua. Mais ou menos do início dela na Porfírio da Costa até a rua Oscar Torres. Segundo informações que recebi no final da tarde do sábado, Entre Hospital e Centro de Oncologia devem ser gastos R$ 4.500.000,00 por mês, dos quais no minimo um milhão serão gastos no Oncocentro. (LGLM)