Por Coordecom Quarta-Feira – 30 de Maio de 2018
O ministério da Saúde prorrogou, em todo o Brasil, o prazo da campanha contra a gripe, que agora acontece até o dia 15 de junho.
Em Patos, a meta é vacinar 90% da população que se encontra no grupo de risco, ou seja: pouco mais de 22 mil pessoas. “No entanto, só foram imunizadas 17 mil 570 pessoas, faltando quase 5 mil, ainda, serem vacinadas”, alerta a chefe do setor de imunização da secretaria municipal de Saúde, Kiev Henriques.
Especialistas afirmam que a vacina da gripe não causa gripe. As reações, que podem aparecer, são apenas uma leve dor no braço e um pequeno inchaço no local da picada.
“Não deixe de se vacinar por causa dos mitos referentes à vacina, muitos idosos e principalmente crianças precisam compreender que a vacina traz muitos benefícios”, lembra Kiev Henriques.
As doses da vacina H1N1 podem ser encontradas nas unidades de saúde mais próximas de sua casa.
Comentário do programa – Já tomei minha vacina há mais de quinze dias, mesmo durante a greve dos servidores do município. Há mais de vinte anos venho tomando a vacina e nunca mais tive gripe. Por sinal, outra campanha de vacinação que também foi prorrogada pelo Governo Federal foi a vacina contra a febre aftosa de animais. Se você ainda não vacinou os seus animais, providencie a vacinação neste resto de prazo, que vai até o dia 15 de junho. (LGLM)