Feira da Economia Solidária será realizada na UEPB e vai valorizar práticas sustentáveis da economia local, em Patos

By | 10/06/2018 6:26 am

 

(Tatiany Escarião)

 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), em parceria com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Economia Solidária e Ação Social Diocesana de Patos, promove no próximo dia 13 de junho a Feira da Economia Solidária. O evento acontecerá das 8h às 20h, no Campus VII, na cidade de Patos.

 

Com o tema “Compartilhando as Trilhas do Bem Viver”, o evento constitui-se como um espaço de articulação e diálogo entre múltiplos atores sociais acerca de um modelo alternativo de empreendimento econômico autossustentável, que propicia a inclusão e o resgate da cidadania e se contrapõe ao modelo mercantil capitalista vigorante, apontando um novo caminho para a geração de trabalho e renda, proporcionando a melhoria das condições de vida da população e a construção de regimes de bem-estar social que favoreçam o desenvolvimento do país e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

A feira contará com a participação de empreendedores solidários, que valorizam práticas sustentáveis e o desenvolvimento da economia local, que comercializarão produtos artesanais e alimentícios da região. Durante a feira será realizado ainda um fórum de discussão e troca de experiências com o público, acerca da condução coletiva e democrática dos empreendimentos solidários, os avanços na construção de políticas de economia solidária e os desafios e limites que cercam a sua prática.

 

De acordo com Cidoval Morais, professor da UEPB vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e organizador do evento, a feira consiste em uma provocação, no âmbito universitário, para que se possa refletir internamente sobre as práticas acadêmicas e a intrínseca relação com a sociedade, e que este pensar incida em uma perspectiva que permita construir novas realidades socioeconômicas, políticas e culturais e conduza a sociedade na direção de um mundo mais sustentável e justo, a partir de uma ruptura com as noções de desenvolvimento pautado na acumulação de bens e capital e a impiedosa exploração dos recursos naturais.

 

A entrada no evento é gratuita e aberta a toda população. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (83) 3421-1475.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *