(Patos Online)
Dentro da programação do seu Ano Missionário, a Diocese de Patos está promovendo no Centro Diocesano de Treinamento de Lideranças o curso “Como gerar e gerir uma paróquia missionária”. O público alvo são padres e secretários paroquiais.
De acordo com o assessor do curso, padre José Carlos Pereira, da Arquidiocese de Cascavel no Paraná e integrante do Centro Cultural Missionário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, o tema trabalhado foi “A renovação Paroquial em vista da missão”.
Ele enfatizou que os secretários e secretárias paroquiais devem ter a consciência do que é ser missionário, tendo em vista que a missão de cada um é iniciada a partir da postura de como eles e elas se colocam no trabalho de evangelizar. A acolhida e a sensibilidade diante das várias situações são requisitos importantes para atuar bem como secretário ou secretária, segundo afirmou padre José Carlos Pereira.
Para o padre Expedito Caetano a formação contribuiu substancialmente para o aperfeiçoamento da Igreja diocesana, uma vez que se encontra em estado permanente de missão. Ele também ressaltou que o curso foi oportuno para melhorar ainda mais a atuação dos que trabalham diretamente praticando a missão de evangelizar.