Diretora do GERIR fala sobre abertura do Hospital do Câncer e das mudanças no Hospital Regional de Patos

By | 16/06/2018 10:28 pm

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

Rita Bertão, diretora do Instituto GERIR, foi entrevistada na noite desta terça-feira, dia 12, no programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas. A diretora falou sobre o contrato emergencial com o Governo do Estado para administrar o Hospital Regional de Patos, as mudanças que irão acontecer no órgão e sobre os preparativos para abertura da Unidade de Oncologia de Patos (UNACON), mais conhecido por Hospital do Câncer.

 

A diretora esteve acompanhada por assessores da administração do GERIR e pela assessoria de comunicação da empresa. A empresa atualmente administra de forma terceirizada também a Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, e o Hospital de Taperoá.

 

Desde o dia 18 de maio de 2018, o GERIR assumiu a administração do Hospital Regional de Patos. O contrato entre Governo do Estado e a empresa foi de R$ 28.000.000,00 por um período de 6 meses. O Governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou uma dispensa de licitação que gerou polêmica, porém, de acordo com informações, foi para garantir a abertura do Hospital do Câncer e para promover as mudanças no Hospital Regional de Patos.

 

Rita Bertão disse que o GERIR irá implantar melhorias no Hospital Regional de Patos e comentou que já foi realizado um levantamento das necessidades estruturais no órgão de saúde, que atende dezenas de cidades da região e de estados vizinhos. A diretora comentou que a greve dos caminhoneiros atrapalhou a chegada de material para o Hospital Regional, entre estes estão medicamentos, insumos e equipamentos que estão ainda em portos e aeroportos. As dificuldades com alimentação que ocorreram, de acordo com Rita, foram normalizados.

 

Perguntada sobre a data de abertura do Hospital de Oncologia, a diretora afirmou que isso ocorrerá no mês de julho de 2018. Ela disse que as equipes estão trabalhando para garantir instalação de equipamentos e que a construtora faz finalizações na obra. Quando pronto, a UNACCON atenderá em média 450 pacientes ao mês que são portadores de câncer realizando tratamentos em diversos campos.

 

Sobre melhorias no Hospital de Patos, Rita relatou que acontecerão mudanças no Centro Cirúrgico, reestruturação da lavanderia, cozinha, enxoval usado nas camas, macas e etc. A diretora também falou sobre adequação nas cargas horárias dos funcionários de acordo com os órgãos de fiscalização/normatização e que serão observados os editais dos concursos.

 

Comentário do programa – Acompanhei de perto a terceirização da Maternidade, à época como Fiscal do Trabalho. Quando a Fibra assumiu houve resistência dos funcionários do Estado, pelas mudanças que foram implantadas, tanto que muitos pediram transferência. Muitos vícios de muito tempo tiveram que ser combatidos e isto sempre gera resistência. A questão de cumprimento de horários e escalas é uma delas. E a mesma resistência deve estar acontecendo no Hospital Regional. Entretanto, vencidas as resistências as coisas voltam à normalidade e, como aconteceu na Maternidade, as mudanças foram para melhor, apesar de quebrarem privilégios e situações de acomodação. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *