Dona de casa mantém tradição de fabricação artesanal de lambedor e faz sucesso na cidade de Patos

By | 16/06/2018 10:23 pm

 

(Jozivan Antero, no Patos Online)

 

A tradição milenar da utilização de ervas, raízes, caules e folhas das plantas naturais para fins medicinais continua em pleno vigor no sertão nordestino. A conhecida fitoterapia resiste ao tempo e tem sido comum encontrar quem faça remédios caseiros para a família e também para comercialização em pequena escala.

 

A senhora Gertrudes Vieira, 68 anos, residente no Bairro Novo Horizonte, em Patos, aprendeu a fazer lambedor quando era bem mais jovem e morava com os seus pais no Sítio Conceição, próximo ao Distrito de Santa Gertrudes, também Município de Patos. Ela relata que fez lambedor para os netos que estavam com gripe e tossindo.

 

O lambedor fez bem aos netos e uma das filhas de Gertrudes sugeriu oferecer o produto nas redes sociais. Bastou oferecer e já surgiram os que quiseram adquirir o lambedor. Em menos de 15 dias, o lambedor se espalhou por vários locais da cidade de Patos e várias garrafinhas foram entregues ao preço de R$ 10,00.

 

A receita do lambedor de Dona Gertrudes tem papaconha (ipecacuanha), cebola branca, malva do reino, cumaru, limão, romã, gengibre e muita paciência até chegar ao ponto. A dona de casa disse que utiliza fogo de lenha ou carvão, pois se faz necessário devido ao tempo e à fervura ideal.

 

O lambedor fez tanto sucesso que Dona Gertrudes pediu para uma das filhas atender aos pedidos dos que querem adquirir o produto que é feito em pequena quantidade, mas que tem tido clientela fiel. Pelo telefone WhatsApp (83) 9 8856 9824 as informações podem ser obtidas.

 

Comentário do programa – Fui criado tomando lambedor. Ainda hoje utilizo, por exemplo, o lambedor de malva do reino como expectorante, sempre que encontro quem o prepare para mim. Utilizo muitas plantas medicinais, acreditando no valor da casca de jucá como anti-inflamatório, na folha de pata-de-vaca como auxiliar no tratamento de diabetes e assim por diante. Seria interessante que dona Gertrudes divulgasse o endereço onde pode ser procurada pessoalmente por quem se interessasse por seus lambedores. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *