Supremo proíbe condução coercitiva para interrogatório

By | 16/06/2018 9:58 pm

 

(Leandro Colon, Diretor da Sucursal de Brasília)

 

A condução coercitiva para interrogatório, que ficou famosa na Lava Jato, é inconstitucional e fere o direito do investigado de ficar em silêncio e de não produzir provas contra si mesmo, decidiu a maioria do Supremo Tribunal Federal. Seis ministros votaram por proibir esse instrumento e pela legitimidade da medida, informa Reynaldo Turollo Jr. Desde dezembro passado, as conduções coercitivas para esse fim estavam suspensas por uma liminar de Gilmar. Nesta quinta, a maioria dos ministros manteve a liminar e decidiu o mérito da questão, proibindo em definitivo que a polícia leve coercitivamente pessoas investigadas para depor. Conforme o voto do relator, os depoimentos já tomados por meio de condução coercitiva não serão anulados. Agentes da Lava Jato dizem acreditar que, com o fim desse instrumento, o número de prisões temporárias deve aumentar.

 

Comentário do programa – O feitiço pode virar contra o feiticeiro. A condução coercitiva evitava que um suspeito se antecipasse e combinasse com os outros uma versão sobre o fato. Para prevenir,  restará aos procuradores e promotores pedirem logo a prisão preventiva. Só que a decretação de prisão vai depender de juízes, desembargadores e ministros de tribunais. Se depender dos Gilmar Mendes da vida, rico não serão presos. Mas a população vai saber a qualidade dos juízes que tem, como já conhece Gilmar Mendes. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *