MDB se reúne na terça e deve manter Meirelles

By | 24/06/2018 7:12 am

 

No blog de Josias

 

Esnobado por PSDB e DEM, o MDB reúne sua Executiva Nacional na terça-feira (26) para discutir o seu papel na sucessão presidencial. Num instante em que a maioria dos hipotéticos aliados do governo Temer oscila entre o apoio à candidatura de Geraldo Alckmin ou uma composição com Ciro Gomes, o partido do presidente deve reafirmar a candidatura presidencial de Henrique Meirelles.

 

Com uma taxa de intenção de votos de apenas 1% no último Datafolha, Meirelles está longe, muito longe de ser uma unanimidade no MDB. Mas os principais caciques da legenda avaliam que é melhor ser representado na campanha por alguém que se disponha a defender a agenda econômica da administração Temer do que se abster de lançar um candidato ao Planalto.

 

Temer defendia que o MDB participasse de uma articulação para a escolha de um candidato único de ”centro”. Não descartava a hipótese sacrificar a postulação de Meirelles. Mas não há na praça candidato ou partido que queira grudar sua imagem na impopularidade de 82% da gestão Temer. Assim, Meirelles vai prevalecendo graças à falta de melhor alternativa.

 

Além de Temer, passaram a defender a manutenção de Meirelles no páreo os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Minas e Energia), além do senador Romero Jucá, presidente do partido. Confirmando-se o apoio dessa turma radioativa, Meirelles pode prevalecer na convenção nacional do MDB, no final de julho. Mas entrará na campanha com um desafio hercúleo: carismático como uma pedra de gelo, terá de convencer o eleitor de que o benefício de sua eleição compensa o custo de manter no poder seus apoiadores atômicos.

 

Comentário do programa – O apoio de Temer e a defesa do seu governo só vai atrapalhar um candidato que em outras circunstâncias podia competir vantajosamente com outras figuras de menor expressão e menor experiência administrativa. (LGLM)

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *