Polícia pode firmar delação sem aval do Ministério Público, diz STF

By | 24/06/2018 6:04 am

 

(Leandro Colon, diretor da Sucursal da Folha em Brasília)

 

A principal notícia do dia por aqui vem do STF. O Supremo decidiu que a Polícia Federal e as polícias civis podem firmar acordos de delação com investigados, mesmo sem a anuência do Ministério Público. É antiga a disputa entre o Ministério Público e a PF em torno do tema. O relator da ação, Marco Aurélio, afirmou que delegados podem negociar acordos nos termos da lei que baliza esse instrumento, sem necessidade de aval do Ministério Público, desde que não invadam as competências do órgão. Cabe, então, somente ao juiz decidir se homologa o acordo ou não. Há no Supremo ao menos dois acordos negociados com a PF para homologação: do marqueteiro Duda Mendonça e do ex-publicitário Marcos Valério.

 

Comentário do programa – Esta decisão não tira nenhuma autoridade dos juízes, ela apenas elimina uma exclusividade que era defendida com unhas e dentes pelo Ministério Público. Num caso e no outro, juízes e ministros de tribunais é que têm que homologar a delação. (LGLM)

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *