(Coordecom)
O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, participou da solenidade de inauguração do Centro de Educação Profissional (SENAC), nesta terça-feira, (31), em Patos, Paraíba.
O evento, que ainda contou com a presença de autoridades e vereadores municipais, marcou a abertura de mais uma unidade de qualificação profissional que irá beneficiar cerca de 1.500 pessoas, ao ano, com os cursos que serão oferecidos, além de oficinas e palestras direcionadas.
O presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba, Marconi Medeiros, que esteve presente na ocasião, chegou a afirmar, em seu discurso, que o município de Patos será um dos mais importantes do Estado economicamente. “Patos vai se tornar uma das cidades economicamente mais importantes da Paraíba”, disse.
Para o prefeito Dinaldinho, a afirmação de Marconi coincide com o trabalho da gestão municipal, que tem buscado consolidar políticas que fomentem a economia da cidade, que resultou na criação de mais de 3.300 empregos no ano de 2017. “Uma grande conquista para Patos que passa por um momento em que é considerada a cidade que mais cresce no Norte/Nordeste e tem aumentado, consideravelmente, o número de carteiras assinadas”, disse.
Dinaldinho ainda destacou os benefícios que o SENAC trará, para a população de Patos, no sentido de ampliar as opções de qualificação profissional. “Com essa parceria com o SENAC, e demais cursos profissionalizantes instalados aqui, iremos potencializar a qualificação profissional do povo da nossa cidade”, acrescentou.
O Senac-Patos oferecerá cursos de capacitação nas mais diversas áreas, como Informática, Beleza, Gastronomia, Gestão e Comércio. Dentre eles, serão oferecidos: Computação Gráfica, Manutenção de Computadores, Autocad 2D e 3D e Programador Web Design, Cabeleireiro, Barbeiro, Maquiagem e Manicure, Cozinheiro, Confeiteiro, Pizzaiolo, Garçom, Bartender e Barista, Operador em Logísticas, Serviços Contábeis, Vendas e Operador de Supermercado e Técnico em Transações Imobiliárias.
A estrutura física do prédio conta com auditório, biblioteca, laboratório de manutenção e montagem de computadores, salas de aula, laboratório de cozinha, laboratório de beleza e área de convivência.
Comentário do programa – O SENAC está atendendo com a inauguração deste Centro de Treinamento, uma das grandes lacunas existentes na cidade, na área da aprendizagem. Enquanto Sousa tem SENAI e Cajazeiras tem SENAC há muito tempo, Patos não tinha nenhum destes centros de aprendizagem destinados à indústria e ao comércio. Eu sentia muito isto quando fiscalizávamos o programa de aprendizagem de jovens. A lei determina que a partir de determinada quantidade de empregados, as empresas têm que contratar jovens aprendizes, entre quatorze e vinte e quatro anos, no comércio e serviços, e de dezoito a vinte e quatro anos, em atividades industriais. Em Patos, só o CIEE oferecia aprendizagem para atividades comerciais e de serviços e ultimamente o SENAI de Campina Grande estava ofertando vagas na parte de escritório para as indústrias locais. Há uns quatro anos, o SENAI tinha recursos para a construir um Centro de Treinamento em Patos, mas terminou não construindo porque a administração anterior não atendeu a solicitação de um terreno para a construção do Centro de Treinamento. Que terminou sendo construído em uma cidade do litoral. Na mesma época doaram um terreno para um grupo de São Bento construir um shopping center que terminou não sendo construído. Patos continua a se ressentir da falta de um centro de treinamento para aprendizagem industrial. (LGLM)