(Secom-pb)
Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, será inaugurada nesta segunda-feira, dia 03 de setembro. A nova unidade de saúde funcionará como um anexo do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro e vai oferecer atendimento a pacientes com câncer do Sertão da Paraíba, diminuindo a demanda em hospitais como o Napoleão Laureano, em João Pessoa.
A data da inauguração do Hospital do Bem foi anunciada na tarde desta terça-feira (28) pelo governador Ricardo Coutinho. Este será o primeiro Centro Especializado de Câncer do interior do Nordeste e atenderá mais de 900 mil pessoas de 80 municípios. Nele serão tratados os tipos de câncer mais incidentes da população: mama, colo do útero, próstata, cabeça e pescoço. A expectativa de atendimento é de 8 mil procedimentos por ano, incluindo atendimento laboratorial, quimioterapia e cirurgias.
O valor investido na obra foi de R$ 4,7 milhões. O custo de manutenção é de R$ 65 milhões/ano. Em sua estrutura física, o Hospital do Bem conta com áreas para diagnóstico por imagens, quimioterapia, cirurgia oncológica e leitos de retaguarda denominados paliativos.
Comentário do programa – O Centro de Oncologia é um equipamento importantíssimo com que o Governo do Estado dotou a cidade. Ele beneficia a população de todo o Sertão evitado que as pessoas que necessitam de tratamento quimioterápico se desloquem para Joao Pessoa e Campina Grande. Com o Centro de Oncologia passa a funcionar também o Centro de Apoio aos Portadores de Câncer, onde os portadores de Câncer vindos de outras cidades para fazer o tratamento de quimioterapia em Patos terão todo o apoio durante o tratamento. Este Centro de Apoio foi construído como resultado da luta do Grupo Amigas Viva a Vida, comandado por Gerúsia Delfino, que junto com seu grupo vem batalhando desde que se anunciou a construção do Centro de Oncologia para que os viessem a Patos e os que aqui residem tivessem o apoio necessário durante o tratamento. A construção do Centro de Apoio foi possível devido ao apoio da administração municipal através de uma parceria público privada. A prefeitura permutou um terreno para uso comercial pela construção do Centro. O Grupo Amigas Viva a Vida equipou o Centro e o pôs em condições de funcionamento com a ajuda da comunidade e de pessoas e entidades de boa vontade que ajudaram na aquisição de equipamentos. Uma observação com relação à denominação dada ao Centro de Oncologia de Hospital do Bem. O novo equipamento não se trata de um hospital, mas como diz a própria notícia da Secretaria de Comunicação do Estado: “A nova unidade de saúde funcionará como um anexo do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro”. O Centro faz parte do hospital regional, não tendo centro cirúrgico nem alojamentos para internação. Alguma cirurgia oncológica que seja feita será realizada no Hospital Regional, cuja UTI, no caso de necessidade, assim como alojamentos para internação, quando necessários, serão utilizados. (LGLM)