(Coordecom)
Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (31), o secretário de Finanças da Prefeitura municipal de Patos, Arnon Medeiros, garantiu que o pagamento dos pensionistas do PatosPrev será realizado na próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, e tranquilizou os aposentados do município dizendo que até o dia 10 de setembro eles também receberão seus vencimentos.
De acordo com o secretário o pagamento não foi efetuado junto com o pagamento dos servidores ativos porque o município enfrenta muitas dificuldades, pois os repasses do Governo federal não sofreram reajustes e as despesas só aumentam e é por isso que a gestão está cortando despesas visando reorganizar as finanças do tesouro municipal e do PatosPrev.
“A intenção maior do governo ée pagar os aposentados e pensionistas do PatosPrev e estamos lutando com todas as forças para fazer isso. A ideia agora é tranquilizar os pensionistas para que eles tomem ciência de que vão receber seus vencimentos na próxima segunda e que os aposentados receberão o pagamento daqui para o dia 10 de setembro. O compromisso é total da administração e nós vamos pagar”, afirmou Arnon Medeiros, secretário de Finanças da Prefeitura de Patos.
O secretário disse, também, que não houve uma capitalização para o PatosPrev e, por isso o Instituto não tem como pagar os seus assegurados e os vencimentos dos aposentados e pensionistas será pago por meio do tesouro municipal.
“Esse dinheiro era para ser do PatosPrev, mas o órgão não dispõe desse dinheiro no momento e isso não é culpa de ninguém e nem de agora, isso se deve a todo um sistema de funcionamento onde não houve a capitalização para o PatosPrev, por isso, nós estamos empenhados em fazer essa reorganização do nosso Instituto de Previdência Municipal.
Comentário do programa – Diante da inexistência de reservas de recursos no PatosPrev, este vem efetuando o pagamento dos seus beneficiários com os repasses mensais que lhe faz a Prefeitura, referentes à contribuição mensal dos segurados e a contrapartida da edilidade na condição de mantenedora da previdência municipal. Um eventual atraso nestes repasses determina o consequente atraso do pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas. Confirmando a pretensão de possibilitar o pagamento dos benefícios do PatosPrev o mais rápido possível, a administração municipal, através da Secretaria de Finanças, fez uma parte deste repasse mensal no final da tarde desta sexta, o que já permitiu o crédito em favor dos pensionistas ainda na sexta-feira. À medida que novos repasses sejam feitos, os aposentados terão seus créditos disponibilizados, o que se espera aconteça dentro do prazo previsto até o dia 10 de setembro. (LGLM)