Relógio solar de Matureia inaugurado neste sábado

By | 09/09/2018 8:20 am

 

(Marcelo Zurita – (83) 99926-1152)

 

Facebook52TwitterE-mailGoogle+WhatsApp

A cidade de Maturéia, localizada no Sertão da Paraíba aos pés do Pico do Jabre, ganhou um novo monumento. Trata-se de um relógio solar, presente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e uma homenagem ao Município, que há 5 anos recebe o Encontro Paraibano de Astrofotografia.

 

Segundo Marcelo Zurita, atual presidente da APA e autor do projeto, a observação dos ciclos solares foi talvez uma das primeiras atividades científicas da humanidade. Então, construir um relógio solar é uma forma de reverência a estes antepassados, que nos colocaram no caminho do conhecimento, e um incentivo para que continuemos sempre nesse mesmo caminho.

 

O relógio foi construído em granito e está instalado na Praça José Alves da Costa, na saída da cidade. Foi uma iniciativa da Associação Paraibana de Astronomia executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Maturéia e com o Casarão do Jabre. A inauguração ocorreu no final da tarde deste sábado, 8 de setembro. Após a inauguração a APA realizou na mesma praça, uma observação pública através de telescópios dos planetas Vênus, Júpiter Saturno e Marte. O evento foi gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *