(Marcelo Zurita – (83) 99926-1152)
Facebook52TwitterE-mailGoogle+WhatsApp
A cidade de Maturéia, localizada no Sertão da Paraíba aos pés do Pico do Jabre, ganhou um novo monumento. Trata-se de um relógio solar, presente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e uma homenagem ao Município, que há 5 anos recebe o Encontro Paraibano de Astrofotografia.
Segundo Marcelo Zurita, atual presidente da APA e autor do projeto, a observação dos ciclos solares foi talvez uma das primeiras atividades científicas da humanidade. Então, construir um relógio solar é uma forma de reverência a estes antepassados, que nos colocaram no caminho do conhecimento, e um incentivo para que continuemos sempre nesse mesmo caminho.
O relógio foi construído em granito e está instalado na Praça José Alves da Costa, na saída da cidade. Foi uma iniciativa da Associação Paraibana de Astronomia executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Maturéia e com o Casarão do Jabre. A inauguração ocorreu no final da tarde deste sábado, 8 de setembro. Após a inauguração a APA realizou na mesma praça, uma observação pública através de telescópios dos planetas Vênus, Júpiter Saturno e Marte. O evento foi gratuito e aberto ao público de todas as idades.