Por Coordecom Sexta-Feira – 14 de Setembro de 2018
Sem esconder a realidade financeira da prefeitura municipal de Patos, o secretário de finanças, Arnon Medeiros anunciou, nesta sexta-feira, dia 14, o pagamento do corpo funcional da Prefeitura de Patos, no que diz respeito à folha dos comissionados.
Segundo ele, a gestão municipal tem empreendido esforços para reunir recursos referentes às folhas de pagamento dos comissionados e contratados do funcionalismo público municipal, haja vista o alto índice de comprometimento da arrecadação com a folha de pagamento que, inclusive, extrapola o limite prudencial estabelecido pelos órgãos de controle.
Mesmo assim, na manhã desta sexta-feira (14) o secretário de Finanças, Arnon Medeiros, anunciou que valores da folha de pagamento dos comissionados estarão nas contas dos funcionários; e adiantou que os contratados podem receber, até o dia 20 de setembro, fechando o ciclo de agosto.
“Está confirmado o pagamento dos comissionados; e a folha será enviada para o banco ainda nesta manhã. Com este pagamento, são lançados no município R$ 693 mil reais. Estamos nos esforçando para que no dia 20 a gente termine o pagamento também dos contratados, porém não podemos garantir, por conta da instabilidade que ainda é muito grande,” disso o secretário Arnon.
O secretário explicou que esse atraso se deve também à queda do FPM, na casa dos 25%; o que representa uma quantia considerável e que compromete a efetivação dos compromissos financeiros da edilidade.
Para o prefeito Bonifácio Rocha (PPS), todos os esforços estão sendo direcionados para a realização destes pagamentos, pois o salário dos servidores é uma prioridade. “A gente está economizando o possível para sair essa folha de pagamento, que é prioridade. Temos nos esforçado muito nesse sentido, e graças a Deus hoje está saindo mais uma folha, e se Deus quiser as demais vão sair. Provavelmente mês que vem isso pode se atualizar,” comentou o prefeito.
Comentário do programa – Os salários já vinham sendo pagos com dificuldade nos últimos meses, mas a situação ficou pior nos últimos trinta dias. A administração foi obrigada a repassar com algum atraso os valores que o PatosPrev utilizaria no pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas, obrigando a que o pagamento fosse feito com algum atraso e beneficiando determinadas categorias mais carentes antes das outras. O pagamento dos efetivos foi feito na data costumeira, mas os comissionados já não puderam ser pagos no dia 10, como costumeiro, o que só pôde ser realizado na sexta-feira. Já os contratados devem ser pagos nos próximos dias, à medida que os recursos sejam apurados pela Secretaria de Finanças. A intenção do prefeito Bonifácio Rocha é regularizar a situação ao final deste mês.