Cultura patoense ganha novo espaço para atividades (com comentário do programa)

By | 23/09/2018 3:07 am

 

(Assessoria FUNDAP)

 

Será inaugurado nesta terça-feira (25), o Galpão Cultural da Fundação Cultural de Patos – FUNDAP. O espaço já abre com uma programação literária.

 

A Exposição Interativa Palavrando contempla a literatura através das artes visuais e tem o objetivo de aproximar a população da palavra, com textos de escritores patoenses numa linguagem atrativa. As pessoas poderão interagir diretamente com a exposição, através de jogos, saraus, leituras encenadas, escambos de livros e lançamentos.

 

Na cidade, agora, tanto o Centro de Cultural Amaury de Carvalho, a Concha Acústica Nilson Batista e o Galpão Cultural, oferecerão diferentes programações culturais, idealizadas pela FUNDAP, ou através de parcerias com instituições que promovem e fomentam a cultura patoense.

 

O Galpão Cultural é lugar histórico, que estava ocioso e já abrigou o antigo ‘Mercado do Belo Horizonte’ e a “Sede da Filarmônica 26 de Julho”. Após algumas melhorias e uma reorganização do espaço, o novo ponto cultural sediará também a área administrativa da FUNDAP, além acomodar exposições, auditório para apresentações, cursos de formação artística, entre outras atividades.

 

“O intuito é possibilitar aos artistas da cidade um espaço para a expressão das suas artes e permitir o acesso a uma vasta programação cultural por parte da população, em diferentes segmentos”, destacou o presidente da FUNDAP, Deleon Souto. “É um espaço amplo, com liberdade para diversas manifestações culturais. Apesar dos poucos recursos, usamos a criatividade de diversos colaboradores e voluntários para a abertura do Galpão”.

 

A inauguração do Galpão Cultural acontecerá às 20h, na Rua Antônio Urquiza, s/n, no Bairro do Belo Horizonte, próximo a Unopar.

 

Cultura em movimento

Desde a transferência da FUNDAP para o espaço, já estão acontecendo algumas atividades, como a roda de conversa ‘Cultura e Comunidade’, a Oficina de Grafite, com o artista Fábio Nosferatus, o Curso de Teatro Infantil, para crianças de 9 a 12 anos, e o Curso de Dança de Salão para a Terceira Idade.

 

Comentário do programa – Mesmo com o enxugamento de pessoal por que passou, a Fundação Cultural vem justificando plenamente a sua criação, movimentando a Cultura Patoense, com eventos os mais diversos. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *