(Assessoria FUNDAP)
Será inaugurado nesta terça-feira (25), o Galpão Cultural da Fundação Cultural de Patos – FUNDAP. O espaço já abre com uma programação literária.
A Exposição Interativa Palavrando contempla a literatura através das artes visuais e tem o objetivo de aproximar a população da palavra, com textos de escritores patoenses numa linguagem atrativa. As pessoas poderão interagir diretamente com a exposição, através de jogos, saraus, leituras encenadas, escambos de livros e lançamentos.
Na cidade, agora, tanto o Centro de Cultural Amaury de Carvalho, a Concha Acústica Nilson Batista e o Galpão Cultural, oferecerão diferentes programações culturais, idealizadas pela FUNDAP, ou através de parcerias com instituições que promovem e fomentam a cultura patoense.
O Galpão Cultural é lugar histórico, que estava ocioso e já abrigou o antigo ‘Mercado do Belo Horizonte’ e a “Sede da Filarmônica 26 de Julho”. Após algumas melhorias e uma reorganização do espaço, o novo ponto cultural sediará também a área administrativa da FUNDAP, além acomodar exposições, auditório para apresentações, cursos de formação artística, entre outras atividades.
“O intuito é possibilitar aos artistas da cidade um espaço para a expressão das suas artes e permitir o acesso a uma vasta programação cultural por parte da população, em diferentes segmentos”, destacou o presidente da FUNDAP, Deleon Souto. “É um espaço amplo, com liberdade para diversas manifestações culturais. Apesar dos poucos recursos, usamos a criatividade de diversos colaboradores e voluntários para a abertura do Galpão”.
A inauguração do Galpão Cultural acontecerá às 20h, na Rua Antônio Urquiza, s/n, no Bairro do Belo Horizonte, próximo a Unopar.
Cultura em movimento
Desde a transferência da FUNDAP para o espaço, já estão acontecendo algumas atividades, como a roda de conversa ‘Cultura e Comunidade’, a Oficina de Grafite, com o artista Fábio Nosferatus, o Curso de Teatro Infantil, para crianças de 9 a 12 anos, e o Curso de Dança de Salão para a Terceira Idade.
Comentário do programa – Mesmo com o enxugamento de pessoal por que passou, a Fundação Cultural vem justificando plenamente a sua criação, movimentando a Cultura Patoense, com eventos os mais diversos. (LGLM)