(Jozivan Antero – Patosonline.com)
Vários médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Patos, através do programa de residência das Faculdades Integradas de Patos, estão sem receber os salários relativos ao mês de agosto de 2018.
Os médicos estão em várias UBS no Programa Saúde da Família (PSF) e foram os únicos que não receberam os salários pelos serviços prestados para a Secretaria de Saúde do Município de Patos, que é a responsável pelo convênio firmado entre as FIP e o Município para prestarem o serviço.
Alguns médicos fizeram contato para denunciar a falta de cumprimento do acordo. De acordo com eles, os contratados e efetivos receberam seus salários, porém, os residentes ainda estão lutando para ter o que lhes é de direito.
Na tarde desta quarta-feira, dia 26, uma comissão dos médicos residentes esteve reunida para tentar se chegar a um acordo que leve ao recebimento dos salários.
A reportagem fez contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos para buscar informações sobre o caso, mas, até o fechamento desta edição, nada foi esclarecido.
Comentário do programa – Tem alguém mal informado sobre a questão. Não sei se os médicos ou quem redigiu a notícia. Médicos residentes não recebem salário, já que não têm vínculo empregatício. Eles recebem uma bolsa mensal. Tenho um filho fazendo residência em um Hospital em Porto Alegre que nestes quatro anos não recebeu um real de salário. O que ele recebe mensalmente é uma bolsa. A informação que temos é que não foi localizado o convênio que legalizava o programa de residência, mas que regularizada a situação, os pagamentos das bolsas estavam sendo providenciados. (LGLM)