Declaração de vice sobre 13º abre nova crise na campanha de Bolsonaro (com comentário)

By | 30/09/2018 4:08 am

(Fábio Zanini e Leandro Colon, Editor de Poder e Diretor da Sucursal de Brasília)

 

Candidato a vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o general Hamilton Mourão (PRTB)  disse que o 13º salário é uma “jabuticaba brasileira”, uma “mochila nas costas dos empresários” e “uma visão social com o chapéu dos outros”. (Ele criticou também o pagamento do terço de férias) A reação de Bolsonaro foi imediata, desautorizando o vice. Segundo o deputado, a crítica ao 13º salário, além de uma ofensa a quem trabalha, é um desconhecimento da Constituição. Mourão afirmou ainda que é preciso “procurarmos formas de renegociarmos os juros da dívida pública”, iniciativa que seria parte de ajuste fiscal, a contenção de gastos do governo.

 

Comentário do programa – Mourão alegou que o 13º salário é uma “jabuticaba brasileira”, ou seja que é uma fruta que só existe no Brasil. Mas ao contrário do que diz o General, que parece não ser muito afeito à leitura, o 13º existe em vários países do mundo como  Argentina, Espanha, Colômbia, Itália, México, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai. Apesar de Bolsonaro tentar desautorizar o seu vice (o capitão “puxou as orelhas” do general), ele mesmo, Bolsonaro, defende a extinção do Ministério do Trabalho, que por fiscalizar as empresas e evitar muitos desrespeitos à legislação, incomoda os empresários que vivem defendendo a extinção do Ministério do Trabalho, também objeto de críticas de Alkmim. Ou seja, um governo de Bolsonaro não seria inimigo apenas de mulheres, gays, negros e índios, mas também dos trabalhadores de modo geral. Quem quiser que vote em Bolsonaro, eu jamais votarei. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *