Emoção e alegria marcam encerramento da festa da padroeira em Patos

By | 30/09/2018 4:30 am

 

(Gildenor Oliveira – Diácono)

 

Uma multidão se despediu de mais uma edição da tradicional “Festa de Setembro”.

Transcorrido o novenário mariano, chegamos ao ápice desta festa, onde toda a diocese de Patos, se volta para celebrar em honra da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Guia.

 

Neste ano fomos convidados a fazer um ingresso na escola mariológica, atendendo ao convite do próprio Cristo “Vinde e vede” (Jo 1,39); Ide e anunciai (Mc 16,15). E foi através desta temática que todas as noites, diversos pregadores motivaram para que todos os fiéis vivessem mais fecundamente a fé no Cristo, e de forma mais comprometida o anuncio ao Evangelho.

 

Ocorreu na Catedral, igreja-mãe da diocese de Patos, uma programação especial neste dia 24 de setembro. Pela manhã aconteceu a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano Dom Eraldo, e concelebrada por todo o clero.

 

Em sua profissão homilética Dom Eraldo refletiu o Evangelho vivo anunciado por Maria, na visita a Santa Isabel, e destacou Nossa Senhora como primeira anunciadora do verbo, possibilitando a todos os presentes a importância da propagação da Palavra de Deus.

 

Após a homilia seguiu o rito da Sagrada Eucaristia, e ao final da celebração os filhos presentes no interior da Catedral, demonstraram vibrantemente, cheios de alegria e devoção o amor pela Mãe da Guia.

 

Na tarde desta segunda-feira, continuou a programação com a procissão de encerramento percorrendo as principais ruas da cidade de Patos, e em seguida aconteceu a Missa de Encerramento, presidida pelo Pároco da Catedral, Pe. Joácio da Nóbrega.

 

Para culminar este dia dedicado a Virgem da Guia, com a descida da bandeira, os fiéis se despediram de mais uma edição da Festa de Nossa Senhora da Guia, em seus 230 anos de tradição e fé.

 

Após a descida da bandeira, o Padre Joácio agradeceu a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para o bom êxito de mais uma festa, avaliada com brilhantismo pelos paroquianos e visitantes.

 

E certos de um olhar risonho, voltado sobre Patos, os filhos e filhas da Virgem da Guia, cheios de saudades, já anseiam ardentemente pela Festa da Guia 2019, onde serão celebrados os 231 anos de fé e devoção.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *