(Jozivan Antero – Patosoonline.com)
A senhora Honorina Antonia Maria da Conceição chegou sorridente na Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na cidade de Patos, para realizar procedimentos inerentes à aposentadoria. O que parecia mais uma beneficiária comum chamou atenção dos funcionários quando a idosa, que estava acompanhada de uma filha, mostrou os documentos que mostravam sua idade.
Dona Honorina tem 111 anos. Ela nasceu no dia 11 de fevereiro de 1907 e reside no Sítio Malhada da Onça, Município de São Mamede – Paraíba. Lúcida, Dona Honorina pode ser uma das mulheres com mais idade na Paraíba. A agricultora é aposentada por idade de trabalhador rural desde 1976.
Após realizar os procedimentos necessários na Agência do INSS, Dona Honorina saiu com a filha em destino à São Mamede. Os funcionários da agência não esconderam a surpresa agradável diante da idosa que aos 111 anos vive com a família na zona rural.
A anciã passou pela 1ª e 2ª Guerras Mundiais, viu democracias nascerem e caírem, acompanhou surgimentos e derrocadas de grandes nações e segue sendo testemunha viva da história. Secas prolongadas, o cangaço, a vida difícil no campo faz lembrar a imortal obra Os Sertões, de Euclides da Cunha: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral”.