Câmara aprova projeto de lei que regulamenta circulação de veículos de tração animal em vias públicas

By | 21/10/2018 7:22 am

 

 (Ascom CMP)

 

A Câmara Municipal de Patos aprovou em primeira e segunda votação o Projeto de Lei nº 62/2018 de autoria do vereador Capitão Hugo (PTN) que disciplina a circulação de veículos de tração animal em vias públicas do município e dá outras providências.

 

De acordo com o PL, a Secretaria de Meio Ambiente do município realizará o processo de autorização e cadastramento atualizado pelos proprietários dos animais, dos veículos e dos condutores, enquanto que a Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos- STTRANS disponibilizará os registros e licenciamentos dos veículos de tração animal, emplacamento das carroças e autorização para que os proprietários possam conduzir os respectivos VTA, conforme reza os artigos 129 e 141, parágrafo 1º da Lei nº 9.503/2007 – .CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

 

O vereador Capitão Hugo explicou que os procedimentos serão ‘sem custo’ para os proprietários das carroças, bem como eles receberão informações, instruções e capacitação para o serviço.

 

Sendo sancionada pelo prefeito, a nova lei receberá o nome  de CLAUDINÊS LEITE ARAÚJO (in memoriam), que faleceu em um acidente de moto envolvendo uma carroça de tração animal que seguia na contra mão de uma via e colidiu com ele. O fato aconteceu no bairro Jatobá no ano de 2010.

 

“Esse projeto vai trazer muitos benefícios à mobilidade urbana, aos carroceiros que irão ser cadastrados e também a importância até do recolhimento do lixo e de outros resíduos, porque eles irão receber informação de onde poderão despejar os resíduos que irão conduzir”, afirmou o vereador.

 

Capitão Hugo ainda acrescentou que também informações sobre quantidade de peso nas carroças e proibição de chicotes serão repassadas para os profissionais.

 

Comentário do programa – Muito oportuna a proposta do capitão Hugo. Respeitamos a atividade dos carroceiros, mas muitos deles desrespeitam os interesses da comunidade. ´´E comum alguns deles acertarem com um cidadão a retirada de um lixo, um entulho ou  resto de poda e despejarem mais na frente, numa margem do Rio Espinharas ou num terreno baldio, com os problemas daí decorrentes. Agora o trabalho deles poderá ser fiscalizado para evitar os abusos. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *