(Acilene Candeia, em Patos Verdade)
Ocorrerão, no período de 19 a 23 de novembro, em Patos, as inscrições para idosos que desejarem participar da seleção para residir no Condomínio Cidade Madura. A obra deverá ser entregue em dezembro.
Os locais de inscrições são: Os 4 CRAS do município, Centro Dia do Idoso, CREAS Chico Bocão (Bairro São Sebastião), CSU (Jatobá) e Secretaria de Desenvolvimento Social, das 08h às 11h e das 14h às 17h.
Para a seleção dos beneficiados são aplicados critérios como: Para ser atendido, o idoso precisa ter 60 anos ou mais e pode morar sozinho ou com companheiro (a); receber até 5 (cinco) salários mínimos e ter condições de se sustentar; deve ter autonomia para poder realizar as atividades da vida diária; em caso de desistência ou falecimento, o companheiro (a) só poderá permanecer no condomínio se tiver mais de 60 anos; em caso de perda de autonomia, a família é comunicada e o idoso é encaminhado para uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), por não se encaixar mais nos critérios exigidos para participar do programa; a propriedade da casa é devolvida ao Estado e um novo morador é convidado a participar do programa; a prioridade é atender os idosos sem oportunidade de qualidade de vida.
Não há cobrança de aluguel, porém, apenas o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00(cinquenta reais) para manutenção da área em comum do Condomínio. Outras despesas do idoso serão de água e energia, uma vez que cada casa terá seu medidor individual.
Os idosos residentes em cidades circunvizinhas a Patos poderão se inscrever.
A CEHAP-Companhia Estadual de Habitação Popular- e a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano, organizadoras do programa, informam a documentação necessária para o ato da inscrição: Cópias do RG, CPF, comprovante de residência, 1 foto 3×4, cartão do SUS e inscrição no Minha Casa Minha Vida.
A Paraíba é o estado pioneiro do programa e já possui Condomínio nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sousa e Patos (que está previsto para ser inaugurado em dezembro).
Comentário do programa – Se você é idoso, paga aluguel, mora só ou com um(a) companheiro(a), ganha menos de cinco salários, aproveite esta oportunidade. Com um detalhe: quando a casa não lhe servir mais, o governo a destina a outra pessoa. (LGLM)
Erramos – A presença deste link acima nos induziu a concluir que a matéria era da CEHAP. Pelas redes sociais tomei conhecimento de que a matéria, na realidade era da lavra da colega Acilene Candeia, do que me penitencio publicamente, já que costumamos dar o devido crédito da origem das matérias que publicamos.