Prefeito Bonifácio analisa projeto do Hospital Metropolitano e diz que fará audiências públicas (com comentário)

By | 18/11/2018 7:12 am

O prefeito de Patos, Bonifácio Rocha (PPS), encaminhou para às equipes das Secretarias de Planejamento e Finanças, o projeto do Empreendimento do Hospital e Centro Médico Metropolitano, que foi recebido nesta terça-feira, dia 13, através da Procuradoria-Geral do Município.

 

A ideia é que seja analisada a viabilidade técnica à partir das informações prestadas pelo Grupo Empresarial que, inicialmente, pede dez anos de isenção do ISS, isenção de Alvará e isenção de HABITE-SE.

 

Segundo o prefeito Bonifácio, o parecer municipal só pode ser dado mediante a comprovação dos benefícios para a população, a partir de uma planilha mais detalhada que faltou ser juntada ao processo, contendo informações, como as licenças dos órgãos de controle e fiscalização, tais como: Bombeiros, AGEVISA e etc por exemplo; além de uma consulta à população através de audiências públicas.

 

“A gestão, tem interesse no empreendimento dessa monta porque a gente sabe que vai referenciar a cidade de Patos em mais um aspecto, principalmente, na saúde, e todos nós concordamos com isso. Agora, para se proceder um projeto para ir para a Câmara com incentivos fiscais é preciso um estudo mais aprofundado. A gente vai promover uma audiência pública onde os representantes do hospital vão expor o objeto do empreendimento entre todos os interessados vão se pronunciar e com isso a gente tirar linhas para concretizarmos, o que será muito bom para a cidade de Patos”, comentou Bonifácio.

 

O Código Tributário de Patos, publicado no Diário Oficial do Município, no dia 30 de setembro de 2017, em seu Art. 394 diz que a solicitação de entidades interessadas nos incentivos fiscais, econômicos e financeiros deverá ser instruída como projeto técnico-econômico e estudo de viabilidade, cuja análise ficará a cargo das Secretarias de Finanças e do Planejamento, conjuntamente.

 

Em seu parágrafo primeiro, o projeto de que trata o caput deste artigo constará de: estudo de mercado; tamanho e localização do empreendimento; engenharia do projeto; orçamento da receita e da despesa; organização; financiamento e avaliação social.

Já no parágrafo segundo deste mesmo artigo, para efeito de avaliação das solicitações enquadráveis neste Código, serão considerados, prioritariamente, os projetos que contemplem: maior número de empregos diretos; maior parcela de utilização de mão-de-obra local; e pioneirismo do empreendimento.

 

Comentário do programa – A administração tem que tratar estes casos com todo cuidado. Há alguns anos atrás, numa administração anterior, doaram um grande terreno na Alça Sudeste para um grupo de fora para a pretensa construção de um shopping e empresa terminou não utilizando o terreno. Enquanto isso, o SESI deixou de construir um Centro de Treinamento em Patos por que a Prefeitura não doou um terreno para a construção. Isto aconteceu na mesma época. (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *