(Ascom da Câmara)
A Câmara Municipal de Patos realizou, na noite desta quarta-feira, dia 21 de novembro, uma sessão solene para comemorar os 80 anos de fundação do Colégio Cristo Rei (CCR). O vereador Capitão Edson Hugo (PTN) foi o autor da propositura.
Estiveram presentes alunos, funcionários, professores, ex-alunos e a diretoria do Colégio, Irmã Maria Arliene Sousa Silva, bem como o Diácono Rossini Peixoto, Coordenadora Pedagógica, Fátima Cabral, representante da Rádio Espinharas, Carlos Ferreira da Silva, o diretor do Colégio Santo Expedito, Martinho Daniel Gomes, o deputado estadual e ex-aluno do Colégio, Nabor Wanderley e vereadores do poder legislativo patoense.
A solenidade foi marcada com a exposição de um breve histórico da instituição educacional e pela entrega do voto de aplauso, bem como de homenagens de alunos e ex-alunos.
O vereador Capitão Hugo disse está feliz em ser o autor da sessão solene, uma vez que foi visível por meio dos relatos sobre o que a escola já fez e vem fazendo no decorrer dos seus 80 anos.
Já a Irmã Maria Arliene, diretora do CCR, diz ser grata por Patos ter acolhido e ter dado às condições necessárias para que a instituição chegasse a esse jubileu de 80 anos. “As famílias de Patos são grandes colaboradoras e incentivadoras desse trabalho. Nós só temos, de fato, a agradecer, é um momento marcante para nós enquanto instituição e para nós enquanto Irmãs também”, agradeceu.
A Diretora do Colégio frisou que a educação do CCR busca agregar o ensino tradicional com o moderno, de acordo com as necessidades do tempo. Como exemplo, ela adiantou que em 2019 será implantando o programa bilíngue para as séries iniciais e o ensino de robótica.
O ex-aluno do Colégio e também deputado, Nabor Wanderley, usou a tribuna e destacou a importância que a escola tem para com o ensino patoense.
“É um colégio que merece todas as homenagens por todo o serviço prestado a nossa cidade, à nossa região como um todo, não só na formação do caráter, no dever de oferecer educação de qualidade, mas, também, na importância que tem na nossa formação religiosa”, disse.
Os primeiros passos do Colégio Cristo Rei foram dados em 1935, quando Frei Damião abençoou a pedra fundamental. A obra do Colégio foi entregue ao então pároco de Nossa Senhora da Guia, Padre Fernando Gomes.
Comentário do programa – Homenagem das mais merecidas. Parabéns ao capitão Hugo pela iniciativa. O Colégio Cristo Rei tem uma história de ensino de qualidade desde os seus primórdios. E é até hoje um dos melhores educandários do Sertão Paraibano. Por ali passaram, como alunos, muitos dos profissionais liberais do sertão. Cinco dos meus filhos estudaram no Cristo Rei e todos cinco estão formados hoje. (LGLM)