(Coordecom)
O evento será realizado na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, a partir das 9h da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade, e contará com a presença do prefeito Bonifácio Rocha e de representantes do Banco do Nordeste.
Na oportunidade, os agricultores poderão realizar a assinatura dos termos de adesão ao programa de renegociação e liquidação das dívidas que foram contraídas através Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-PRONAF.
O Banco do Nordeste está dispensando 90% dos débitos e a Lei Municipal 13.340, que trata do pagamento das dívidas dos agricultores, permite que a prefeitura contribua com o pagamento relativo aos 10% restantes do valor.
O secretário de Agricultura, Eduardo Rabay, explicou que o agricultor que possui dívidas só terá o seu débito negociado se ele aderir ao programa, caso a adesão não for realizada a prefeitura não terá como contribuir para o pagamento da dívida.
“A proposta é que a partir do momento da assinatura do termo do convênio de adesão os agricultores já estarão com as suas cartas de crédito novamente abertas. A gente espera que tenha muita adesão porque esta é uma oportunidade muito boa e já temos a expectativa de que o Bando do Nordeste vai abrir uma linha de créditos de aproximadamente 500 mil reais para o município de Patos agora no mês de dezembro e em janeiro de 2019”, destacou o secretário de Agricultura, Eduardo Rabay.
O prazo para assinatura do termo de adesão ao programa de renegociação e liquidação das dívidas vai até o dia 10 de dezembro e até o fim deste prazo os agricultores devem procurar a agência local do Banco do Nordeste ou a sede da Secretaria de Agricultura, que fica no Centro Administrativo Aderbal Martins.