Secretária de Educação de Patos explica adequações que devem acontecer para o ano letivo 2019 (com comentário nosso)

By | 09/12/2018 6:18 am

 

Por Genival Junior   Quarta-Feira – 5 de Dezembro de 2018

 

Em resposta aos questionamentos feitos pelo Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região-SINFEMP, a secretária de educação Socorro Chaves, afirmou que a Prefeitura de Patos pretende fazer um realinhamento estrutural nas escolas da rede municipal de ensino, visando o ano letivo 2019 e não o “fechamento de escolas”, como está sendo especulado.
Segundo a secretária da pasta, as novas adequações visam melhorar, ainda mais, a qualidade do ensino; e poderão acontecer nas escolas: Raimunda Melo, (Liberdade); Manoel Roberto, (Monte Castelo); CIEP II Anésio Leão/ Miguel Mota, (Vila Cavalcanti) e no Sabino Freire, (Maternidade), de acordo com o planejamento que está sendo finalizado.
“Não existe essa possibilidade de fechar escolas. O que nós vamos fazer é um realinhamento na educação. Por exemplo: Nós temos três escolas em Patos que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. Nós encontramos turma de sete alunos para oito professores, uma evasão enorme. Por isso, vamos criar um polo no centro da cidade, dar condição de transporte a esses alunos, para melhorar a qualidade do ensino aos alunos do EJA”, detalhou a secretária Socorro Chaves.
Em relação à escola Raimunda Melo, também citada pelo Sinfemp, a gestora esclareceu que o objetivo do Município é trabalhar com turmas de pré-escolar, I e II anos do Ensino Fundamental I, e repassar os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I para a Escola Normal Estadual Dom Expedito, através de uma parceria com o governo do Estado.
“Onde tiver aluno não haverá fechamento de escolas, repito. O que não vamos admitir é funcionar turmas com dois ou três alunos como vinha acontecendo. É desperdício do dinheiro público”, enfatizou a secretária de educação.
Quanto à escola Sabino Freire, localizada na Maternidade, Socorro Chaves explicou que existe apenas a possibilidade de funcionamento em turno único, por conta da abertura de uma unidade escolar prevista para o loteamento Itatiunga.
“A escola Sabino Freire pode ficar funcionando só um turno, por que a clientela de lá é do loteamento Itatiunga. Como vai ser aberta a escola Itatiunga, nós estamos lutando pra isso, a clientela vai migrar toda pra lá” finalizou a secretária de educação.

Comentário do programa –  Esta adequação do funcionamento das escolas é uma obrigação das secretarias de educação, tanto do Estado como dos municípios. O Governo do Estado já foi criticado por isso. E agora acontece com o município de Patos. Não tem sentido manter uma escola em funcionamento quando o número de alunos não justifica a manutenção da escola. Como disse Socorro, não tem sentido o funcionamento de uma escola que tem mais funcionários do que alunos. É um custo econômico inviável. Lembramos que Adalmira Marques, durante a administração de Chica Motta,  transferiu alunos e professores da Escola da Maçonaria para o Aristides Hamad Timene por que não se justificava o João Tavares continuar com a quantidade de alunos e professores praticamente igual. No João Tavares passou a funcionar o Irmã Benigna, liberando o prédio onde este funcionava para outras utilizações. Isto se chama otimização do funcionamento das escolas, para evitar capacidade ociosa de umas e outras. Por sinal, o trabalho da Secretária Socorro Chaves tem sido reconhecido até pela oposição, a ponto de os vereadores Ivanes Lacerda e Lucinha Peixoto lhe terem tecido elogios em recente reunião da Câmara e inclusive a terem convidado para comparecer à Câmara e usar a tribuna para dizer em que situação encontrou a secretaria e o que tem feito e planejado executar no próximo ano. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *